Publicações

O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz no Reforço da União Europeia como Ator Securitário


De autoria da mestranda em DCI Melissa Fonseca Vieira, Inês Marques Ribeiro e Pedro Seabra, o presente artigo reflecte sobre a União Europeia e a forma como esta tem procurado reforçar as suas capacidades de modo a promover a prevenção de conflitos.

The workings and challenges of development finance institutions: the case of the Deutsche Investitions – und Entwicklungsgesellschaft (DEG)


O working paper CESA/CSG-ISEG nº 184, de autoria de João Paiva-Silva, examina o funcionamento do DEG – a instituição financeira para o desenvolvimento alemã – com foco em como essa instituição equilibra (e historicamente equilibrou) seus mandatos financeiros, de desenvolvimento e geopolítico/geoeconomia.

Modern Intimacies and Modernist Landscapes: Chinese Photographs in Late-Colonial Mozambique


De autoria de Lorenzo Macagno, o artigo aborda um aspecto específico da vida social e cultural dos luso-chineses de Moçambique. Os primeiros contingentes, oriundos da província chinesa de Guangdong, começam a chegar naquela região da África oriental a partir da segunda metade do século XIX.

On the Nature and Determinants of Poor Households’ Resilience in Fragility Contexts


De autoria de Christophe R. Quétel, Guy Bordin, Alexandre Abreu, Ilektra Lemi & Carlos Sangreman, este artigo publicado no Journal of Human Development and Capabilities – Taylor & Francis Online (31 May 2021) – debruça-se sobre a resiliência das populações colocadas perante grandes adversidades.

Disarray at the headquarters: Economists and Central bankers tested by the subprime and the COVID recessions


De autoria de Francisco Louçã, Alexandre Abreu e Gonçalo Pessa Costa, este artigo debruça-se sobre a evolução da macroeconomia contemporânea e as estratégias desenvolvidas pelos influenciadores económicos, bancos e decisores públicos nos últimos anos, como resposta às crises e à pandemia Covid 19.

Dans le dernier sursaut de l’Estado da Índia(1951-1961): témoignages inédits de deux femmes portugaises


O WP nº183 “Dans le dernier sursaut de l’Estado da Índia (1951-1961): témoignages inédits de deux femmes portugaises”, de autoria de  Nicole Khouri e Joana Pereira Leite, narra a partir das memórias inéditas de duas mulheres, uma História do Império português.