Artigos

A dialética da primazia pela acomodação brasileira, a economia-mundo capitalista e o choque do novo coronavírus

Este ensaio pretende, a partir de uma reflexão conceitual, em primeiro momento, discutir, em segundo, elementos que caracterizam o que denominamos de estrutura da acomodação brasileira.

Itinéraires de Kamba Simango: dialogue entre un Mozambicain apprenti ethnographe et Franz Boas

Este artigo explora o diálogo entre o antropólogo Franz Boas e Kamba Simango. Analisa também a relação etnográfica entre eles e a trajetória cosmopolita de Simango.

Digitalization and Corporate Transformation: the case of European oil & gas firms

A pesquisa destaca vários movimentos transformacionais nas empresas em estudo que trazem novas capacidades substanciais e permitem que possam alcançar posições de liderança de mercado em áreas de negócios novas e digitalmente nativas – junto de tamanho modesto.

A Crying Economy in a Bleeding State: effects of religious and ethnic militia in Nigeria

Este capítulo analisa os fatores por trás do surgimento dessas milícias e as consequências que suas atividades têm em economias locais de suas regiões e da economia nacional.

Common Causes in Grassroot Development: a case for community-based and communitydriven response in the postpandemic era

O objetivo deste estudo é determinar o impacto das abordagens baseadas na comunidade e conduzidas durante os bloqueios e os primeiros períodos da pandemia. O estudo examina o impacto e as percepções da intervenção conduzida pelo Estado. Isso ajudaria a descobrir uma melhor abordagem para intervenções pós-operações e respostas políticas.

O mais recente artigo de Asif Igbal Dawar com Marcos Ferreira, “Impact of emergency cash assistance on gender relations in the tribal areas of Pakistan” (2021), é um dos seis artigos que publicou ao longo da sua investigação de doutoramento.

O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz no Reforço da União Europeia como Ator Securitário

De autoria da mestranda em DCI Melissa Fonseca Vieira, Inês Marques Ribeiro e Pedro Seabra, o presente artigo reflecte sobre a União Europeia e a forma como esta tem procurado reforçar as suas capacidades de modo a promover a prevenção de conflitos.

Modern Intimacies and Modernist Landscapes: Chinese Photographs in Late-Colonial Mozambique

De autoria de Lorenzo Macagno, o artigo aborda um aspecto específico da vida social e cultural dos luso-chineses de Moçambique. Os primeiros contingentes, oriundos da província chinesa de Guangdong, começam a chegar naquela região da África oriental a partir da segunda metade do século XIX.

Disarray at the headquarters: Economists and Central bankers tested by the subprime and the COVID recessions

De autoria de Francisco Louçã, Alexandre Abreu e Gonçalo Pessa Costa, este artigo debruça-se sobre a evolução da macroeconomia contemporânea e as estratégias desenvolvidas pelos influenciadores económicos, bancos e decisores públicos nos últimos anos, como resposta às crises e à pandemia Covid 19.

ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa