Artigos

Class, politics and dynamic accumulation processes around the Sino-Mozambican rice project in the lower Limpopo, 2005–2014


O presente estudo aborda o projeto sino-moçambicano de produção orizícola no baixo Limpopo de uma perspetiva de economia política internacional, examinando como as relações de classe moldaram e foram moldadas por tendências globais, pelos recursos chineses e por interesses dinâmicos de acumulação moçambicanos entre 2005 e 2014. O artigo argumenta que o projeto tem servido os interesses expansionistas do grupo capitalista dirigente, limitando as possibilidades fundiárias ao nível do governo provincial. Argumenta igualmente que o plano local de transformar pequenos produtores em capitalistas rurais por via dos métodos ‘modernos’ chineses não confronta a interdependência histórica da agricultura comercial e do chamado setor familiar, assim como a diversidade de fontes de rendimento para a reprodução da alimentação e mão de obra.

Financialization, narrow specialization of production and capital accumulation in Mozambique


Repositório da Universidade de Lisboa: Financialization, narrow specialization of production and capital accumulation in Mozambique (utl.pt)

Este artigo argumenta que as condições históricas sob as quais o capitalismo nacional se desenvolveu no pós-independência de Moçambique empurraram a economia para uma crescente financeirização e para uma especialização mais afunilada da produção em torno de atividades cada vez mais básicas e mais simples. O artigo argumenta que mudar essas dinâmicas de acumulação requer estratégias industriais conscientes focadas na diversificação e articulação da produção, que não podem ser alcançadas sem desafiar o modo extrativista de acumulação e as relações de poder a ele associadas.

The historical logic of the mode of capital accumulation in Mozambique


Este artigo analisa criticamente a dinâmica da economia política e a trajetória do modo de acumulação de capital em Moçambique pós-independência, focando-se na reestruturação capitalista que se seguiu à adopção do Consenso de Washington a partir do final da década de 1980. O artigo destaca as principais características estruturais, dinâmicas e tensões da economia, as relações e conflitos que explicam porque se reproduzem e se expandem, o que os faz mudar e a natureza das crises que emergem. O argumento é que a trajetória recente da economia moçambicana não foi inevitável, mas que pode ser logicamente compreendida e derivada das condições históricas de acumulação existentes. Compreender essa lógica histórica permite articular acções socialmente transformadoras a partir da análise objectiva e concreta do modo de acumulação e suas contradições, contrapondo-se a perspectivas idealistas da economia política.

Mozambique – neither miracle nor mirage


Editorial da edição especial da Review of African Political Economy (RoAPE) com o tema genério “Capital accumulation, financialisation and social reproduction in Mozambique”, volume 49, númer 171, de Março de 2022, co-editada por Carlos Nuno Castel-Branco e Elisa Greco.

Sources and consequences of teachers’ stress during the Covid-19 pandemic


The aim of this paper is to identify and explain the sources and consequences of teachers’ job stress and burnout during the pandemic as well as job and life satisfaction. Three sources of stress are emphasised: time allocation changes and workload; the behaviour of students; and the technostress. The empirical research is based on an original online survey applied to middle and high school teachers in Portuga.

A prognostic of the impact of coronavirus on education in Europe: some evidence


In this study, we highlight the impact of the COVID-19 outbreak on student education and their perceptions corcerning the effect of distance learning on their lives as students. Thus, we conducted a survey to university students in Portugal, during the month of July, who composed a sample of convenience due to time constraints and at the end of the school year, which made the collection of information extremely important to evaluate the real impact at that very moment, taking also into account other external factors. We found out that students live difficult moments at the educational and private level due to the complex professional situation of their parents. All of these factors have a major impact in terms of mental health, as many of them reported experiencing anxiety and stress.

A dialética da primazia pela acomodação brasileira, a economia-mundo capitalista e o choque do novo coronavírus


Este ensaio pretende, a partir de uma reflexão conceitual, em primeiro momento, discutir, em segundo, elementos que caracterizam o que denominamos de estrutura da acomodação brasileira.

Itinéraires de Kamba Simango: dialogue entre un Mozambicain apprenti ethnographe et Franz Boas


Este artigo explora o diálogo entre o antropólogo Franz Boas e Kamba Simango. Analisa também a relação etnográfica entre eles e a trajetória cosmopolita de Simango.

Digitalization and Corporate Transformation: the case of European oil & gas firms


A pesquisa destaca vários movimentos transformacionais nas empresas em estudo que trazem novas capacidades substanciais e permitem que possam alcançar posições de liderança de mercado em áreas de negócios novas e digitalmente nativas – junto de tamanho modesto.

A Crying Economy in a Bleeding State: effects of religious and ethnic militia in Nigeria


Este capítulo analisa os fatores por trás do surgimento dessas milícias e as consequências que suas atividades têm em economias locais de suas regiões e da economia nacional.


ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt