Redes e Parcerias
O projeto de internacionalização é uma das prioridades do CEsA, estabelecendo redes e parcerias importantes na área de Estudos de Desenvolvimento.
Parcerias Académicas
EADI – European Association of Development Research and Training Institutes
EADI, a Associação Europeia de Institutos de Investigação e Formação para o Desenvolvimento, é a principal rede europeia no campo dos Estudos de Desenvolvimento.
Com mais de 100 membros institucionais em mais de 25 países, organiza atividades e fornece plataformas para a criação de redes e intercâmbios internacionais com um forte enfoque interdisciplinar. Reúne um conjunto amplo de centros de pesquisa sobre o Desenvolvimento e Cooperação Internacional, think tanks, organismos nacionais e investigadores de toda a Europa. O principal objetivo da rede é facilitar o diálogo entre os diversos atores envolvidos nesta área de investigação, identificar as necessidades e partilhar ideias e informação.
O CEsA é membro desta rede desde 1992 e, em abril de 2023, tornou-se Premium Member. As línguas oficiais da EADI são o inglês e o francês. A EADI é financiada através das quotas dos membros, bem como pelo Ministério Federal de Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ).
Os eventos emblemáticos da EADI são as Conferências Gerais de três em três anos que reúnem a comunidade mais vasta de Investigação para o Desenvolvimento em torno de um tema específico. No ano de 2023, o CEsA será o anfitrião da conferência “EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development”, de 10 a 13 de julho, em conjunto com o EADI.