Categories
Notícias

CEsA fará projeção de um dos primeiros filmes moçambicanos do pós-independência, “O vento sopra do Norte”, em 28 de janeiro

 

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) tem a honra de anunciar a projeção de uma das primeiras incursões da produção cinematográfica moçambicana do pós-independência, “O vento sopra do Norte” (José Cardoso, 1987, Ficção, 101 min, português). O filme será exibido com entrada livre no dia 28 de janeiro de 2023, pelas 10h, no ISEG – Lisbon School of Economics and Management (Auditório 2, Entrada pela Rua do Quelhas, nº 6, Piso do Claustro, 1200-781, Lisboa, Portugal).

Seguir-se-à o debate com o cineasta moçambicano Camilo de Sousa e os investigadores do CEsA Joana Pereira Leite e Carlos Nuno Castel-Branco.

O filme será reproduzido em português. Não há registo nem inscrição prévia. A lotação do auditório é por ordem de chegada.

 

Sinopse de “O vento sopra do Norte”

Dois jovens estudantes, Renato e João, discutem do racismo que enfrentam diariamente e das contradições do colonialismo português em Moçambique. Também Zita, jovem empregada de uma loja na cidade, se queixa das discriminações que sofre no trabalho. Os brancos da cidade preocupam-se com os boatos sobre as ações militares dos chamados “terroristas”, os guerrilheiros da luta de Libertação. Nos bairros indígenas temem-se e sofrem-se prisões. O clima dos últimos anos do colonialismo português em Moçambique está cheio de tensões. O Vento sopra do Norte é o vento da libertação.

 

Sobre o Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco”
Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. O projeto visa criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões. Tem coordenação da investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e curadoria da investigadora e realizadora moçambicana Isabel Noronha e cineasta Camilo de Sousa.

O Ciclo decorrerá em formato cineclube, de janeiro a julho de 2023, com projeções uma vez por mês, sempre ao sábado, onde se pretende debater e refletir sobre os legados e as memórias da descolonização em Moçambique. Cada sessão contará com a presença de artistas envolvidos na realização dos filmes, bem como de investigadores e moderadores indicados pelo CEsA.

Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Joana Pereira Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Apoio: CEsA/CSG/ISEG/ULisboa

Confira a programação de filmes do Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco” para 2023

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt