E-mail de contacto

Tipo:

Integrado

Nota biográfica

Jessica Falconi é investigadora auxiliar no CEsA/CSG, ISEG, Universidade de Lisboa. É doutorada em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles (Itália) “L’Orientale”, onde leccionou na área das literaturas lusófonas e da língua portuguesa.

Entre 2010 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), tendo desenvolvido a sua investigação junto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, posteriormente, junto do CEsA. Em 2018 foi professora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões.

Tem participado em diversos projetos de investigação e tem publicado em revistas nacionais e internacionais na área das literaturas e dos cinemas africanos de língua portuguesa, com especial enfoque na literatura moçambicana. É também tradutora de português para italiano, tendo traduzido diversas obras literárias de língua portuguesa.

Publicações recentes
  • Falconi, Jessica/Wieser, Doris (org.) (2019): Mulheres na imprensa colonial: discursos e representações (dossier), ex aequo – Revista da associação portuguesa de estudos sobre as mulheres, 39.
  • Falconi, Jessica, “Histórias Entrelaçadas: narrativas documentárias entre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde”, in Leite, Ana Mafalda, Carmen Lucia Tindó Secco, Hillary Owen e Ellen W. Sapega (Orgs.) Nação e Narrativa Pós-Colonial – III Literatura & Cinema. Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé E Príncipe – Ensaios. Lisboa: Colibri, 2019, p. 203-217.
  • Leite, Ana Mafalda / Falconi, Jessica / Brugioni, Elena (org.) (2018): Espaços transnacionais: narrativas do Oceano Índico (dossier), Remate de Males, 38.
Ciência ID

141B-8BB8-E5D5

Name

Contact E-mail

jessicafalconi@iseg.ulisboa.pt

Type:

Integrated

Short Biography

PhD in Iberian Studies at University of Naples “L’Orientale”. Her dissertation was about representation of national identity in mozambican poetry and was published in Italy in 2008. Between 2007 and 2013 she was lecturer at the same university in Portuguese and Brazilian Literature, and Portuguese Language and Translation.

In 2017 she concluded her post-doctoral fellowship funded by FCT at the Center for African, Asian and Latin American Studies (CEsA) at the University of Lisbon (Ulisboa). She is Visiting Professor at Universitat Autónoma de Barcelona and coordinator of the Portuguese Language Center/IP Camões.

She has published various articles in international journals and was co-editor of a book of interviews with Angolan and Mozambican writers. She is member of the team of the NILUS Project (CESA/FCT), Narratives of the Indian Ocean in the Lusophone Space.

Latest Publications
Ciência ID