E-mail de contacto

Tipo:

Integrado

Nota biográfica

Doutorada em História pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) Paris , (1990). DEA (Diplome d’Etudes Approfondies), Histoire Economique, EHESS, Paris (1985). Licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia, Universidade Técnica de Lisboa (1977). Desde 1990 e até ao presente, exerce funções de Professora Auxiliar no Departamento de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/UTL). Assume a coordenação do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI/ISEG/UL) entre 2013-14 e mantém-se actualmente ligada a comissão cientifica do mesmo curso. Desde 2015 participa na coordenação científica do Doutoramento em Estudos do Desenvolvimento (ISEG/ UL). É membro do Conselho Científico do ISEG em representação do CESA/ISEG deste 2009. Presidiu à direção do CESA- Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento entre 1997-98 e 2008-12. Desde 2009 e até ao presente, dirige a Linha de investigação “Estudos Africanos: História, dinâmicas contemporâneas e identidades luso-africanas pós coloniais”: CESA/ISEG/FCT – Programa de Financiamento Plurianual, e também, desde 2014, a Linha de Investigação “Espaço Lusófono: Instituições , identidades e agência”, do Consórcio em CSG/ISEG/UL. Desde 1999 até ao presente, é coordenadora científica, juntamente com a Profª. Isabel Castro Henriques, da Colecção “Tempos e Espaços Africanos”. É responsável pela organização do seminário em estudos do desenvolvimento do CESA em articulação como o MDCI e o DED . Coordena, desde 2006, o programa de cooperação ao nível da formação pós graduada entre o ISEG-UL e Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.

Áreas de Investigação

História Económica e Social da África Oriental e de Moçambique nos séculos Séc. XIX-XX e das diásporas indianas no Índico Ocidental
Estudos de Desenvolvimento

Ciência ID

9E11-FF22-0EA4

Name

Type:

Integrated

Short Biography

Ph.D. in History by the Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Mention Très honorable, Paris (1990). DEA (Diplome d’Etudes Approfondies), Histoire Economique, EHESS, Paris (1985). Degree in Economics from the Lisbon School of Economics and Management (ISEG), Technical University of Lisbon (1977). From 2013 until the present, she is a member of the team responsible for scientific coordination of the Master in International Development and Cooperation, of the Lisbon School of Economics and Management (ISEG/UL). Since 2015, she has participated in the scientific coordination of the PhD in ISEG / UL Development Studies. Since 2012, she is a member of the Scientific Council of ISEG representing CEsA. She chaired the CESA – Center for African and Development Studies between 1997-98 and 2008-12. From 2011 to the present, she is responsible for the research line “African Studies: History, Contemporary Dynamics and Post-colonial Luso-African Identities”: CESA / ISEG / FCT – Multiannual Financing Program, and, also, since 2014, the research line “Lusophone space: Institutions, Identities and agency”, of the Consortium CSG/ISEG/UL. From 1999 to the present, she is scientific coordinator, together with Profª. Isabel Castro Henriques, of the Collection “Tempos e Espaços Africanos”. She is responsible for organizing the seminar on Development Studies of CESA in articulation such as the MDCI and DED. Since 2006, she coordinates the cooperation program at postgraduate level between ISEG-UL and Faculty of Economics at Eduardo Mondlane University, Mozambique.

Ciência ID

9E11-FF22-0EA4