I Conferência Internacional de Literatura Cabo-verdiana, em Lisboa

Investigadoras do CEsA Ana Mafalda Leite, Jessica Falconi e Doris Wieser compõem a Comissão Científica da I Conferência Internacional de Literatura Cabo-verdiana, a decorrer em Lisboa em 2024

As investigadoras do CEsA Ana Mafalda Leite, Jessica Falconi e Doris Wieser (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) participam como membros da Comissão Científica da I Conferência Internacional de Literatura Cabo-verdiana, cujo tema será “História Crítica da Literatura Cabo-verdiana – das origens até 1960: Almanaques, claridade & certeza”. A conferência internacional decorrerá entre os dias 4 e 6 de julho de 2024, na FCSH – Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em modalidade semipresencial.

O evento tem o apoio do Centro de Humanidades/NOVA FCSH/UAc (CHAM), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Centro de Literatura Portuguesa – Universidade de Coimbra (CLP – UC), da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Lisboa, da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), Universidade de Santiago (US), em Cabo Verde, do WomenLit (PTDC/LLT-LES/0858/2021) – CHAM, FCSH NOVA Lisboa como Instituição de Acolhimento, CES e CEAUL/ULICES como Instituições Parceiras.

Chamada de trabalhos

A I Conferência Internacional de Literatura Cabo-verdiana está com chamada de trabalhos em aberto até ao dia 20 de janeiro de 2024. As propostas de capítulos devem ser submetidas para o e-mail conflitcritcv@gmail.com. Devem incluir: o título da comunicação, o nome do proponente, a filiação institucional, o resumo (até 150 palavras em português e inglês), cinco palavras-chave e uma breve nota biográfica (até 100 palavras). Mais informações disponíveis em Português (clique aqui) e Inglês (clique aqui).

Conheça as nossas investigadoras:

Ana Mafalda LeiteAna Mafalda Leite é Primeira Secretária da Mesa da Assembleia Geral do CEsA. Poeta e ensaísta. Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL-UL) com grau de doutora em Literatura Portuguesa/Literaturas Africanas em Português (1989) e Mestre em Literaturas Brasileiras e Africanas. Iniciou a Licenciatura em Filologia Românica na Universidade Eduardo Mondlane, concluída na FLUL em 1978. Desde 2005, é membro integrado do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Na sua actividade de investigação no quadro do CESA dirigiu três projetos financiados pela FCT sobre literaturas africanas, estudos pós-coloniais e culturais e estudos do Oceano Índico (2008-2011; 2013-2015; 2016-2020) de que resultaram várias publicações. Tem contribuído com o seu trabalho para uma importante divulgação crítica das literaturas africanas lusófonas e desenvolvido atividade como pesquisadora e como professora visitante em várias universidades africanas, brasileiras, americanas e europeias. Membro do Conselho Editorial e Científico de diversas revistas de estudos africanos. Sócia da Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO) e sócia Honorária da Academia Angolana de Letras (AAL). Seus atuais trabalhos de investigação focam-se nas Literaturas Africanas Comparadas, Humanidades Ambientais, Literatura Mundo e Estudos do Oceano Índico.

Mais informações no perfil da investigadora: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/investigacao/investigadores/amleite/

Jessica Falconi

Jessica Falconi é Vice-Presidente do CEsA (Gestão 2023-2025). É investigadora doutorada no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. É doutorada em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles (Itália) “L’Orientale”, onde leccionou na área das literaturas lusófonas e da língua portuguesa. Entre 2010 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), tendo desenvolvido a sua investigação junto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, posteriormente, junto do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Em 2018 foi professora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões. Tem participado em diversos projetos de investigação e tem publicado em revistas nacionais e internacionais na área das literaturas e dos cinemas africanos de língua portuguesa, com especial enfoque na literatura moçambicana. É também tradutora de português para italiano, tendo traduzido diversas obras literárias de língua portuguesa.

Mais informações no perfil da investigadora: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/investigacao/investigadores/jfalconi/

Jessica Falconi é editora convidada da série Routledge Studies in Cultural History

Investigadora Jessica Falconi/CEsA assina capítulo sobre discursos e representações de raça e género no livro “Afro-Iberia (1850-1975)” (Bellaterra Edicions)

Investigadoras do CEsA Ana Mafalda Leite, Elena Brugioni e Jessica Falconi são as editoras do n. 37.2 da revista “Portuguese Studies”