Investigadoras CEsA editam a Portuguese Studies nº37.2

Investigadoras do CEsA Ana Mafalda Leite, Elena Brugioni e Jessica Falconi são as editoras do n. 37.2 da revista “Portuguese Studies”

As investigadoras do CEsA Ana Mafalda Leite, Elena Brugioni e Jessica Falconi são as editoras convidadas do número 37.2 da revista “Portuguese Studies”, da Modern Humanities Research Association.

Este número especial, intitulado “Literatures and Cultures of the Indian Ocean”, resulta da investigação desenvolvida no âmbito do projeto “NILUS-Narratives of the Indian Ocean in the Lusophone Space” (PTDC/CPC-ELT/4868/2014) financiado pela FCT e coordenado por Ana Mafalda Leite junto do CEsA.

O número 37 da revista Portuguese Studies está disponível na plataforma JSTOR: https://www.jstor.org/stable/10.5699/portstudies.37.issue-2

Sobre as Investigadoras:

Ana Mafalda Leite é poeta e ensaísta. Grau de doutora em Literatura Portuguesa/Literaturas Africanas em Português, pela FLUL (1989). Mestre em Literaturas Brasileiras e Africanas em Português, pela FLUL (1986). Licenciatura em Estudos Românicos, pela FLUL (1978). Desde 2005, é membro integrado do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. A partir 2007, é professora associada com agregação pela Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa. Na sua actividade de investigação mais recente, coordenou o projecto “Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-colonial” (CESA-FCT: PTDC/CPC-ELT/4939/2012) [2013-2015], e, actualmente, coordena o projecto “Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono” (PTDC/CPCELT/4868/2014).

Elena Brugioni é Professora de Literaturas Africanas e Estudos Pós-coloniais no Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas e Docente no Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária da Unicamp. É licenciada em Letras Modernas (2004) pela Universidade de Bologna e possui Doutorado em Literaturas Africanas (2009) pela Universidade do Minho. Entre 2010 e 2015 foi Pesquisadora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho CEHUM e Bolsista de Pós-doutorado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT (Programa Operacional Potencial Humano e Fundo Social Europeu). Lecciona e orienta projetos de pós-graduação na área de Literaturas Comparadas, Literaturas Africanas e Estudos Pós-coloniais. É co-coordenadora do KALIBAN – Grupo de Pesquisa em Estudos Pós-coloniais e Literatura-Mundial (CNPq). Publicou e desenvolveu pesquisas nas áreas de Literaturas Africanas Comparadas, Estudos do Oceano Índico (Indian Ocean Studies), Teoria Pós-colonial, Literatura Comparada e Literatura-Mundial. Os seus atuais interesses de pesquisa debruçam-se sobre cartografias literárias e paradigmas críticos para o estudo das literaturas africanas contemporâneas e narrativas visuais em perspetiva pós-colonial comparada.

Jessica Falconi é investigadora doutorada no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. É doutorada em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles (Itália) “L’Orientale”, onde leccionou na área das literaturas lusófonas e da língua portuguesa. Entre 2010 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), tendo desenvolvido a sua investigação junto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, posteriormente, junto do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Em 2018 foi professora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões. Tem participado em diversos projetos de investigação e tem publicado em revistas nacionais e internacionais na área das literaturas e dos cinemas africanos de língua portuguesa, com especial enfoque na literatura moçambicana. É também tradutora de português para italiano, tendo traduzido diversas obras literárias de língua portuguesa.

Imagem: Reprodução