Ciclo de Cinema e Descolonização: A colheita do Diabo (25 Mar)

Ciclo de Cinema e Descolonização: Moçambique em foco | 25 de março | A colheita do Diabo | Debate com Brigitte Bagnol (online)

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), no âmbito do Ciclo de Cinema e Descolonização: Moçambique em foco, tem a honra de anunciar a projeção do docu-ficção “A colheita do Diabo” (Licínio Azevedo e Brigitte Bagnol, 1988, Docu-ficção, 52 min, português). O filme será exibido com entrada livre no dia 25 de março de 2023, pelas 10h, no ISEG – Lisbon School of Economics and Management (Auditório 2, Entrada pela Rua do Quelhas, nº 6, Piso do Claustro, 1200-781, Lisboa, Portugal).

O filme será reproduzido em português. Recomendamos o registo prévio (clique aqui), mas a lotação do auditório será por ordem de chegada.

Seguir-se-á o debate com a correalizadora e investigadora Brigitte Bagnol (participação online).

Sinopse de “A colheita do Diabo”

Primeira longa-metragem moçambicana realizada em vídeo por Brigitte Bagnol e Licínio Azevedo em 1988, A Colheita do Diabo mistura realidade e ficção, bem como atores profissionais e não profissionais. Entre as primeiras imagens, dedicadas à importância do cinema, e o episódios trágicos, reais e anunciados, o filme retrata o dia a dia de uma pequena comunidade rural ameaçada pela seca e pelos ataques armados dos “bandidos”, defendida por um grupo de veteranos da luta de libertação nacional.

Clique na imagem abaixo para aceder à folha de sala do filme:

Sobre o Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco”
Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. O projeto visa criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões. Tem coordenação da investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e curadoria da investigadora e realizadora moçambicana Isabel Noronha e cineasta Camilo de Sousa.

O Ciclo decorrerá em formato cineclube, de janeiro a julho de 2023, com projeções uma vez por mês, sempre ao sábado, onde se pretende debater e refletir sobre os legados e as memórias da descolonização em Moçambique. Cada sessão contará com a presença de artistas envolvidos na realização dos filmes, bem como de investigadores e moderadores indicados pelo CEsA.

Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Joana Pereira Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Apoio: CEsA/CSG/ISEG/ULisboa