Inauguração do Ciclo "Cinema e Descolonização" - CEsA

CEsA inaugura cineclube “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco”

Cinema e Descolonização: Moçambique em foco

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) inaugura o Projeto “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco”, com projeções regulares de filmes em formato cineclube, onde se pretende debater e refletir sobre os legados e as memórias da descolonização em Moçambique.

As projeções terão lugar uma vez por mês, de novembro de 2022 a julho de 2023, no ISEG – Lisbon School of Economics and Management – Auditório da Caixa Geral de Depósitos. Cada sessão contará com a presença de artistas envolvidos na realização dos filmes, bem como de investigadores e moderadores indicados pelo CEsA.

Sobre o Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco”
Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. O projeto visa criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões. Tem coordenação da investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e curadoria da investigadora e realizadora moçambicana Isabel Noronha e cineasta Camilo de Sousa.

Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Joana Pereira Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Apoio: CEsA/CSG/ISEG/ULisboa

Primeira sessão – O Tempo dos Leopardos (Zdravko Velimirovic, 1985, Ficção, 91 min.)

Cinema e Descolonização: Moçambique em foco - O tempo dos Leopardos

A primeira sessão, com projeção de “O Tempo dos Leopardos” (Zdravko Velimirovic, 1985, Ficção, 91 min.), terá lugar no dia 5 de novembro de 2022, às 10h30, no ISEG – Lisbon School of Economics and Management – Auditório da Caixa Geral de Depósitos. Seguir-se-à o debate com a contraparte moçambicana do filme, nomeadamente o assistente de realização Camilo de Sousa e o roteirista Luís Carlos Patraquim, juntamente com a investigadora Iolanda Vasile (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra).

O filme será reproduzido em português, com legenda em inglês. Não há registo nem inscrição prévia.

Sinopse de “O Tempo dos Leopardos
Moçambique, 1971. Um grupo de guerrilheiros moçambicanos, liderado por Pedro (Santos Mulungo), luta contra o sistema colonial português e enfrenta também tensões e traições internas ao movimento de libertação. Um filme épico e um drama político sobre a luta de libertação e a descolonização.

Clique na imagem abaixo para aceder a folha de sala do filme:

Cinema e Descolonização: Moçambique em foco - Folha de Sala

Clique na imagem abaixo para aceder o livrete do filme:

Confira a programação de filmes do Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco” para 2023

Imagens: CEsA/Reprodução