Sem categoria

EADI CEsA Lisbon Conference 2023 propõe mapear novos ritmos de desenvolvimento num cenário global de crises e desafios cada vez mais profundos


O CEsA tem o prazer de anunciar a realização da “EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development”, que terá lugar de 10 a 13 de julho de 2023 na Lisbon School of Economics and Management (ISEG), Universidade de Lisboa (ULisboa), em Lisboa, Portugal.

Clique no cartaz para fazer download

A Conferência visa repensar o desenvolvimento diante de mudanças cada vez mais profundas nas relações globais, nas desigualdades e nas formas de exclusão.

Em todo o mundo, os padrões globais estão intimamente interconectados: a crescente emergência climática, a pandemia global, os protestos contra injustiças sistémicas e estruturais e o aumento das desigualdades globais, entre outros. Essas tensões são um sinal de que as aspirações e os modos de vida humanos, bem como as perceções do que constitui o desenvolvimento, estão a responder para mitigar e superar as consequências adversas desses padrões e crises globais.

Faz-se, portanto, necessário considerar uma variedade de dados, evidências e pesquisas para identificar os principais desafios e desenvolver novos conceitos, métodos e políticas. A conferência de Lisboa pretende, assim, iluminar as várias causas e manifestações destes atuais desafios sem precedentes e explorar e mapear “novos ritmos de desenvolvimento”.

 

Chamada para sessões e painéis

A “EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development” torna pública a chamada para sessões e painéis, com prazo de submissão até ao dia 4 de setembro de 2022. A chamada está disponível em inglês no site do EADI, e foi traduzida para o português, abaixo.

Versão em Português da Chamada para Sessões e Painéis da “EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development”, originalmente publicada em inglês no site do EADI (clique aqui para aceder à chamada em inglês)

Diferentes formatos de painel

Procuramos proporcionar espaços de discussão, envolvimento, partilha, e cocriação entre convocadores, colaboradores e participantes. Por esse motivo, a conferência dá espaço para uma variedade de painéis e sessões diferentes:

Seed Panels

  • Estão incluídos na chamada aberta de resumos (abre em outubro de 2022)
  • Fornecer uma plataforma para apresentar trabalhos em curso e/ou ideias inovadoras
  • Não é necessariamente a apresentação de um trabalho completo
  • É esperado um feedback construtivo aos candidatos após a submissão de trabalhos, bem como durante a sessão

Harvest Panels

  • Estão incluídos na chamada aberta de resumos (abre em outubro de 2022)
  • Fornecer um espaço para apresentar a investigação concluída e os resultados da investigação
  • Os convocadores podem optar por tornar obrigatória a submissão de trabalhos completos, mas devem estar preparados para fornecer comentários adequados sobre os trabalhos submetidos
  • Solicita-se aos convocadores que explorem as possibilidades de publicação das contribuições

Workshop Sessions

  • Número limitado de participantes, com inscrição prévia
  • Não incluído no convite à chamada de resumos (call for abstracts)
  • As sessões podem ter:
    • Um foco académico
    • Um foco de prática de investigação
    • Um foco de competências
    • Um enfoque criativo

Roundtable Sessions

  • As sessões de mesa redonda (roundtable sessions) não estão incluídas na chamada de resumos (call for abstracts)
  • Os organizadores são responsáveis ​​por convidar os membros do painel e garantir fundos para a sua participação
  • As sessões de mesa redonda (roundtable sessions) podem ter um enfoque académico, prático, ou programático

Informação importante

Seed Panels, Harvest Panels e Roundtable Sessions podem ser organizados de forma híbrida, com participação presencial ou online. No entanto, note que os Workshops só podem ser organizados de forma presencial e não em formato híbrido.

Qualquer pessoa singular (convocador ou co-convocador) pode participar na organização de um máximo de dois painéis.

Para cada painel, pelo menos um (co)convocador deve estar presente fisicamente na conferência em Lisboa, ou seja, não é possível organizar um painel apenas convocado remotamente.

Observe que os painéis/sessões estão limitados a um máximo de dois horários (sujeito a aprovação com base em restrições logísticas).

Encorajamos os convocadores a visar sessões de painéis diversos e equilibrados em termos de género, com uma representação adequada de jovens académicos e académicos do Sul Global.

Financiamento

Para esta conferência, aplicamos uma abordagem de “financiamento coletivo”. Espera-se que todos os grupos de trabalho e instituições que se apresentem num painel e participem da Conferência sejam autofinanciados. Isto refere-se ao pagamento das taxas de inscrição, à organização de viagens com oradores do Sul Global e, possivelmente, à partilha de custos para os organizadores do painel, para o fornecimento de equipamento técnico especial. A EADI fornecerá um sistema online de gestão de painéis e trabalhos a todos os organizadores de painéis e grupos de trabalho, a fim de criar um programa de conferência online com todos os trabalhos e apresentações disponíveis para download.

Envio de propostas e contato

As propostas podem ser submetidas até 4 de setembro de 2022.

Para enviar uma proposta, preencha o formulário da Microsoft (ACESSE AQUI)

Importante: por favor, seja o mais completo possível nos detalhes a fornecer sobre a sessão.

Para qualquer dúvida, poderá entrar em contato com a equipa da conferência em: conference2023@eadi.org

 

Faça o download do pdf da Chamada para Sessões e Painéis em português (clique AQUI)

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações do EADI
Imagem: CEsA/EADI/Reprodução

 

Parceiro na organização do evento:

Apoio:

II Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África 2022 abre inscrições e divulga programa


O CEsA (CSG/ISEG/ULisboa) irá realizar entre os dias 25 e 27 de maio de 2022, na Lisbon School of Economics and Management (ISEG/ULisboa), em Lisboa, o II Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África 2022. A 2ª edição do Encontro já divulgou o programa (acede AQUI) e está com inscrições em aberto (inscreve-te AQUI). O evento decorrerá em formato híbrido (presencial no ISEG, em Lisboa, e online), com entrada livre.

Sobre o evento

Neste 2º ano, o II EJICPLP sobre África consolida-se como um espaço de promoção e divulgação de trabalhos de jovens investigadores na área de Estudos Africanos em Língua Portuguesa para debaterem a ciência numa perspetiva multidisciplinar relativamente a África.

Celebrando o Dia Internacional de África, que se comemora a 25 de maio, a 2ª edição do Encontro tem como temática a INOVAÇÃO, tendo como objetivo debater o papel da ciência na inovação em África. Visa-se aprofundar e saber até que ponto a investigação científica sobre África tem produzido ou trazido inovação ao continente Africano, bem como debater a possível necessidade de se reformular questões e metodologias de investigação científica, numa perspetiva inovadora e pragmática, que permita a apropriação dos resultados destes estudos no quotidiano das sociedades africanas.

Sobre o programa

O programa conta diariamente com dois momentos demarcados, sendo as manhãs dedicadas a especialistas de renome nas geografias onde se fala a língua portuguesa, num debate de ideias ao mais alto nível e as tardes destinadas à apresentação de trabalhos científicos por investigadores dos vários países da CPLP dando voz e promovendo novos estudos de investigação.

Destacamos a presença de personalidades distintas de toda a CPLP, como Filomeno Forte (Angola), Marina Alkatir (Timor-Leste), Leila Leite Hernandéz (Brasil), Miguel de Barros (Guiné Bissau), Fernando Jorge Cardoso (Portugal) e Isabel Castro Henriques (Portugal), entre várias outras, reforçando os princípios da diversidade, inclusão e representatividade de todos os países de expressão de língua portuguesa.

Os temas em análise são multidisciplinares e abordam questões como: Empoderamento da mulher africana (25 maio); Aproximação da investigação científica à agenda de decisores políticos (25 maio); Inovação financeira e energética na investigação em África (26 maio); Inovação com a tradição (26 maio); e Enquadramento científico da Rota da Lisboa Africana (27 maio).

Assiste ao vídeo de divulgação abaixo:

II Encontro de Jovens Investigadores da CPLP
25, 26 e 27 de maio de 2022, no ISEG/ULisboa, em Lisboa
Formato híbrido (presencial e online)
Participação gratuita e aberta ao público mediante inscrição: https://www.eventbrite.com/e/registo-ii-encontro-de-jovens-investigadores-da-cplp-sobre-africa-252627-maio-324944456617
Visite o site: https://encontrojovensinvestigadorescplp.weebly.com
Para mais informações, envie um email: encontrodejovensinvestigadoresdacplp@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/EncontroJovensInvestigadoresCPLP
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/encontro-de-jovens-investigadores-da-cplp-sobreafrica
You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCGMuo3GdtkYnFCs704J_cug

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações do IIEJICPLP
Imagem: IIEJICPLP/Reprodução

Luís Mah/CEsA debate boa governação em sessão comemorativa ao Dia de Combate à Corrupção


O investigador do CEsA e coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional no ISEG, Luís Mah, participará no dia 9 de dezembro de 2021 (quinta-feira), das 11h às 13h (GMT, Lisboa), da Sessão Comemorativa ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, a ser realizada presencialmente no Auditório do Edifício Sedas Nunes, localizado no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) (Avenida das Forças Armadas, 1649-026), em Lisboa.

A sessão tem como título Fighting Corruption is Not an End in Itself: improving rule of law, institutional capacity and good governance under SDG 16 (O Combate à Corrupção Não é um Fim em Si Mesmo: melhorar o estado de direito, a capacidade institucional e a boa governança de acordo com o ODS 16, tradução nossa). O evento é organizado pela United Nations University (ONU-EGOV) e pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/ULisboa).

Participarão também Ana Gomes (Ti-PT General Assembly), Karina Carvalho (TI-Portugal) e Carla Gomes (ICS-ULisboa). A discussão e a moderação serão em inglês.

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagem: Reprodução


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt