EADI CEsA Lisbon Conference 2023 - CEsA
Notícias Sem categoria

EADI CEsA Lisbon Conference 2023 propõe mapear novos ritmos de desenvolvimento num cenário global de crises e desafios cada vez mais profundos

O CEsA tem o prazer de anunciar a realização da “EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development”, que terá lugar de 10 a 13 de julho de 2023 na Lisbon School of Economics and Management (ISEG), Universidade de Lisboa (ULisboa), em Lisboa, Portugal.

Clique no cartaz para fazer download

A Conferência visa repensar o desenvolvimento diante de mudanças cada vez mais profundas nas relações globais, nas desigualdades e nas formas de exclusão.

Em todo o mundo, os padrões globais estão intimamente interconectados: a crescente emergência climática, a pandemia global, os protestos contra injustiças sistémicas e estruturais e o aumento das desigualdades globais, entre outros. Essas tensões são um sinal de que as aspirações e os modos de vida humanos, bem como as perceções do que constitui o desenvolvimento, estão a responder para mitigar e superar as consequências adversas desses padrões e crises globais.

Faz-se, portanto, necessário considerar uma variedade de dados, evidências e pesquisas para identificar os principais desafios e desenvolver novos conceitos, métodos e políticas. A conferência de Lisboa pretende, assim, iluminar as várias causas e manifestações destes atuais desafios sem precedentes e explorar e mapear “novos ritmos de desenvolvimento”.

Chamada para sessões e painéis

A “EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development” torna pública a chamada para sessões e painéis, com prazo de submissão até ao dia 4 de setembro de 2022. A chamada está disponível em inglês no site do EADI, e foi traduzida para o português, abaixo.

Versão em Português da Chamada para Sessões e Painéis da “EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development”, originalmente publicada em inglês no site do EADI (clique aqui para aceder à chamada em inglês)

Diferentes formatos de painel

Procuramos proporcionar espaços de discussão, envolvimento, partilha, e cocriação entre convocadores, colaboradores e participantes. Por esse motivo, a conferência dá espaço para uma variedade de painéis e sessões diferentes:

Seed Panels

• Estão incluídos na chamada aberta de resumos (abre em outubro de 2022)
  • Fornecer uma plataforma para apresentar trabalhos em curso e/ou ideias inovadoras
  • Não é necessariamente a apresentação de um trabalho completo
  • É esperado um feedback construtivo aos candidatos após a submissão de trabalhos, bem como durante a sessão

Harvest Panels

• Estão incluídos na chamada aberta de resumos (abre em outubro de 2022)
  • Fornecer um espaço para apresentar a investigação concluída e os resultados da investigação
  • Os convocadores podem optar por tornar obrigatória a submissão de trabalhos completos, mas devem estar preparados para fornecer comentários adequados sobre os trabalhos submetidos
  • Solicita-se aos convocadores que explorem as possibilidades de publicação das contribuições

Workshop Sessions

• Número limitado de participantes, com inscrição prévia
  • Não incluído no convite à chamada de resumos (call for abstracts)
  • As sessões podem ter:
    • Um foco académico
    • Um foco de prática de investigação
    • Um foco de competências
    • Um enfoque criativo

Roundtable Sessions

• As sessões de mesa redonda (roundtable sessions) não estão incluídas na chamada de resumos (call for abstracts)
  • Os organizadores são responsáveis ​​por convidar os membros do painel e garantir fundos para a sua participação
  • As sessões de mesa redonda (roundtable sessions) podem ter um enfoque académico, prático, ou programático

Informação importante

Seed Panels, Harvest Panels e Roundtable Sessions podem ser organizados de forma híbrida, com participação presencial ou online. No entanto, note que os Workshops só podem ser organizados de forma presencial e não em formato híbrido.

Qualquer pessoa singular (convocador ou co-convocador) pode participar na organização de um máximo de dois painéis.

Para cada painel, pelo menos um (co)convocador deve estar presente fisicamente na conferência em Lisboa, ou seja, não é possível organizar um painel apenas convocado remotamente.

Observe que os painéis/sessões estão limitados a um máximo de dois horários (sujeito a aprovação com base em restrições logísticas).

Encorajamos os convocadores a visar sessões de painéis diversos e equilibrados em termos de género, com uma representação adequada de jovens académicos e académicos do Sul Global.

Financiamento

Para esta conferência, aplicamos uma abordagem de “financiamento coletivo”. Espera-se que todos os grupos de trabalho e instituições que se apresentem num painel e participem da Conferência sejam autofinanciados. Isto refere-se ao pagamento das taxas de inscrição, à organização de viagens com oradores do Sul Global e, possivelmente, à partilha de custos para os organizadores do painel, para o fornecimento de equipamento técnico especial. A EADI fornecerá um sistema online de gestão de painéis e trabalhos a todos os organizadores de painéis e grupos de trabalho, a fim de criar um programa de conferência online com todos os trabalhos e apresentações disponíveis para download.

Envio de propostas e contato

As propostas podem ser submetidas até 4 de setembro de 2022.

Para enviar uma proposta, preencha o formulário da Microsoft (ACESSE AQUI)

Importante: por favor, seja o mais completo possível nos detalhes a fornecer sobre a sessão.

Para qualquer dúvida, poderá entrar em contato com a equipa da conferência em: conference2023@eadi.org

Faça o download do pdf da Chamada para Sessões e Painéis em português (clique AQUI)

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações do EADI
Imagem: CEsA/EADI/Reprodução