Eduardo Moraes Sarmento vence prémio de Melhor Docente

Eduardo Moraes Sarmento vence prémio de Melhor Docente no Ensino Superior na área de Turismo

Investigador e presidente do CEsA e professor do ISEG, Eduardo Moraes Sarmento discursa ao receber o prémio de Melhor Docente no Ensino Superior na área de Turismo, em 19 de setembro de 2023

O investigador e presidente do CEsA (CSG/ISEG/ULisboa) e professor da Lisbon School of Economics and Management (ISEG/ULisboa), Professor Doutor Eduardo Moraes Sarmento, foi distinguido com o prémio Hospitality Education Awards 2023, na categoria de Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior. Parabéns por esta conquista!

“É uma honra estar aqui convosco neste dia tão especial, sobretudo pelo meu trajeto de vida. O ensino é uma paixão. Eu deixei as empresas para o ensino, e a paixão tem de ser seguida. Isto é uma troca permanente: estamos a ensinar, mas estamos permanentemente a aprender. É algo bonito e, sinceramente, sinto-me muito humilde por estar aqui hoje”, discursou Sarmento após a entrega do prémio numa cerimónia que decorreu no dia 19 de setembro de 2023, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Sobre o prémio

O Hospitality Education Awards é dedicado à distinção da formação turística em Portugal e ao reconhecimento e à divulgação de projetos e profissionais que têm um impacto positivo para o setor. A categoria em questão “reconhece a carreira académica e profissional de um professor do ensino superior em turismo e hospitalidade”.

A premiação é uma iniciativa da Associação Fórum Turismo em conjunto com o Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).

Foram distinguidos os projetos e profissionais em sete categorias, a seguir:

• Melhor Projeto Educacional: Events Team (Vencedor)
  • Melhor Projeto de Inovação: MAC – Museu da Alga Comestível (Vencedor)
  • Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional: Eduardo Lomba Vicente (Vencedor)
  • Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior: Eduardo Moraes Sarmento ( Vencedor)
  • Melhor Stakeholder: MINOR Hotels (Vencedora)
  • Melhor Carreira Jovem: Rodrigo Madeira (Vencedor)
  • Prémio Fórum Turismo: Acácio Ferreira Duarte (Vencedor)

Mais informações no site do prémio: https://hea.pt/

Sobre Eduardo Moraes Sarmento

Professor Doutor Eduardo Sarmento, investigador, presidente do CEsA, professor do ISEG e coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI/ISEG/ULIsboa)

É docente no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e investigador integrado do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Fez as provas de Agregação na Universidade de Aveiro em Gestão com especialização em Turismo. É doutorado em Economia com especialização em Turismo pelo ISEG/ULisboa. Possui vários livros publicados: desde a área da Estatística, à Metodologia Científica e ainda às questões ligadas com o processo de Desenvolvimento Sustentável das pequenas economias insulares. Tem participado assiduamente em diversos eventos científicos (seminários e conferências) no estrangeiro e em Portugal principalmente ligados à Economia, Marketing e Turismo. Tem competências científicas especialmente na área de Economia e na área do Turismo. É docente de várias unidade curriculares no 1º, 2º e 3º ciclo. Tem coordenado inúmeras dissertações de Mestrado bem como de doutoramento em Instituições universitárias públicas e privadas. Tem sido convidado pelas principais Instituições de ensino universitário para ser arguente de dissertações e teses. Tem participado em projetos de investigação internacionais pelo CEsA/CSG/ISEG/ULisboa e outras Instituições em Portugal, Rússia, Ucrânia, Grécia, Rep. Checa e Cabo Verde. Em termos científicos tem dezenas de artigos internacionais e nacionais publicados no estrangeiro em revistas científicas de renome especialmente nas áreas do marketing e desenvolvimento sustentável do turismo e efeitos do turismo na economia enquanto ferramenta de desenvolvimento. Paralelamente é consultor internacional tendo participado em diversos projetos para o Governo de Cabo Verde e no estudo de localização do novo aeroporto de Lisboa entre muitos outros.

Mais detalhes podem ser consultados no seu perfil de investigador do CEsA: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/investigacao/investigadores/esarmento/

Conheça também a produção científica de Eduardo Moraes Sarmento: https://www.repository.utl.pt/browse?type=author&value=Sarmento%2C+Eduardo+Moraes

Investigador do CEsA e professor do ISEG, Eduardo Sarmento é finalista do Hospitality Education Awards 2023 na categoria de Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior

Eduardo Sarmento é eleito presidente do CEsA; Jessica Falconi, vice-presidente, e Alexandre Abreu, vogal