Revista CEsA nº1: Ciclo de Seminários CEsA Thinks
Categories
Notícias

Revista CEsA nº1 | Investigação: Ciclo de seminários “CEsA Thinks” leva inovação ao Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento ao incentivar a apresentação, discussão e publicação dos trabalhos dos doutorandos

 

A iniciativa partiu de dois recém-doutorados, Vincent Agulonye e Daniel Adayi, entusiasmados com a ideia de instigar os demais colegas a aprimorarem suas pesquisas e a publicarem Working Papers 

 

Investigadora do CEsA Alice Sindzingre apresenta o seu estudo “The Relevance of the Concept of Cumulative Causation? A contribution to the analysis of growth trajectories in Sub-Saharan Africa” em 2 de novembro de 2022. Crédito: CEsA/Reprodução

 

Em 2022, o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) deu início a um novo projeto elaborado pelos próprios estudantes do Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED): o CEsA Thinks, um ciclo de seminários para promover discussões entre pares sobre a atual pesquisa conduzida por investigadores no âmbito do Desenvolvimento.  

Investigador do CEsA e idealizador dos seminários CEsA Thinks, Vincent Agulonye. Crédito: CEsA/Reprodução

Idealizado pelos dois recém-doutorados e atuais investigadores do CEsA Vincent Agulonye e Daniel Adayi, a ideia do CEsA Thinks é promover sessões mensais com o objetivo principal de gerar contribuições e críticas aos trabalhos apresentados pelos estudantes. Como consequência, incentivá-los a publicarem Working Papers a partir das sugestões recolhidas. 

As sessões são abertas ao público em inglês e em formato híbrido (presencial no ISEG e com transmissão pelo Zoom). A sessão inaugural decorreu em 13 de outubro de 2022, apresentada pelos idealizadores do projeto, a qual abordou as fragilidades e os efeitos dos choques causados pela pandemia da COVID-19 nas famílias e comunidades na África Ocidental. Desde então, seguem-se mensalmente com apresentações de investigadores convidados ou do CEsA. 

Plataforma de investigação 

Investigador do CEsA e um dos idealizadores dos seminários CEsA Thinks, Daniel Adayi. Crédito: CEsA/Reprodução

Imbuídos do desejo de aprofundar os seus projetos de investigação, para além do doutoramento, Vincent Agulonye e Daniel Adayi criaram o CEsA Thinks com a intenção de que se torne uma plataforma de investigação. “O investigador apresenta o seu trabalho numa sessão do CEsA Thinks, recolhe as críticas e as sugestões de melhorias e melhora o seu trabalho de pesquisa”, diz Adayi. 

São aceites trabalhos de todas as áreas de investigação que tangem a Economia, Estudos de Desenvolvimento e Sustentabilidade. “Queremos diversificar os temas para além daqueles trabalhados no âmbito das investigações dos alunos do PDED, e para além do mundo em desenvolvimento para agregar todo o sistema de desenvolvimento num âmbito global”, diz Agulonye. 

A ideia é levar a inovação ao PDED e, num futuro próximo, transformar esse projeto em uma revista académica periódica. “Queremos compilar e publicar os trabalhos dos doutorandos em série, numa revista académica do ISEG”, vislumbra Agulonye.  

 

Leia/Veja mais: 

Revista CEsA nº 1

O CEsA apresenta: CEsA Thinks 2022/2023 – Ciclo de Seminários | 13 de outubro de 2022 a 8 de fevereiro de 2023 

Assista a todas as sessões do CEsA Thinks 

Playlist no Youtube: “CEsA Thinks 2022/2023”

 

Texto publicado na edição nº 1 da Revista CEsA. Autoria: Marianna Rios/Comunicação CEsA. Edição: Sónia Frias/Direção do CEsA e Filipe Batista/CEsA Comunicação. Tradução: Inês Hugon. Design: Felipe Vaz.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt