Revista CEsA nº 1: Editorial por Sónia Frias, investigadora e membro da Direção do CEsA - CEsA
Categories
Notícias

Revista CEsA nº 1: Editorial por Sónia Frias, investigadora e membro da Direção do CEsA

 

O texto Editorial da edição nº 1 da Revista CEsA foi escrito por Sónia Frias, investigadora e membro da Direção do CEsA

 

Sónia Frias, investigadora e membro da Direção do CEsA e professora no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ULisboa)

No CEsA começamos este ano de 2023 com energia e esperança renovada em dias melhores. 

Controlada a Pandemia, sabe bem sair de casa e voltar a reencontrar os nossos outros lugares, a trabalhar em equipa, a pensar iniciativas e projetos à volta de uma mesa de reuniões, durante a pausa do café ou num almoço de trabalho. Foi, contudo, ainda durante e pandemia e com o apoio de plataformas de videoconferência que começámos a debater e planear algumas das nossas mais interessantes iniciativas para este ano. 

De entre a diversidade de iniciativas desenvolvidas e a desenvolver no CEsA, permito-me destacar para este ano a conferência EADI CEsA Lisbon Conference 2023: Towards New Rhythms of Development que terá lugar no ISEG, em Lisboa, entre os dias 10 e 13 de julho. A conferência é coorganizada pelo CEsA e a EADI (European Association of Development and Training Institutes) e conta com a participação de colegas de inúmeros países dos vários continentes. Será sem dúvida uma grande conferência e uma oportunidade de encontro e debate sobre uma enorme variedade de temas e questões. 

Para além deste grande evento o CEsA não descurou o seu normal plano de trabalhos e iniciativas, pelo que importa que se chame a atenção para a conclusão do Projeto AFRO-PORT– coordenado pela nossa investigadora Iolanda Évora, e que contou com a cocoordenação da Inocência Mata (FLUL/ULisboa) e o apoio da Mila Dezan (MDCI/ISEG/ULisboa). O AFRO-PORT foi considerado um dos mais interessantes projetos sobre a questão da afrodescendência em Portugal. Este projeto organizou conferências e discussões de grande interesse, concebeu, com a participação de vários grupos da sociedade civil, afrodescendentes ou não, com associações e com a academia, atividades culturais diversas e com vários formatos. O projeto expôs realidades caladas, coexistências tácitas, confrontou-nos com questões como o racismo, a pobreza, a participação, mostrou muito das margens da região de Lisboa.  

Importa também sublinhar o Projeto Cinema e Descolonização: Moçambique em foco, levado a cabo pela investigadora do CEsA Jessica Falconi e a realizadora Isabel Noronha, com sessões de filmes de grande interesse sobre as realidades sociais, políticas e outras neste caso concreto, de Moçambique. A primeira apresentação teve lugar em novembro de 2022 e concluir-se-á em julho de 2023. As sessões têm lugar no ISEG, aos sábados de manhã e dados o valor e interesse destes trabalhos, importa que chame a atenção para o seu calendário (consulte aqui).

Concluiu-se a realização do In Progress 4 Seminário Internacional sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África, em 28 e 29 de novembro de 2022, coordenado pelas investigadoras Iolanda Évora e Sónia Frias com a colaboração da Sílvia Amaral. Estes seminários são realizados de dois em dois anos e são dirigidos a estudantes de Mestrado e Doutoramento com pesquisa em e/ou sobre territórios africanos. Os participantes são convidados a apresentar as suas comunicações, criando-se posteriormente momentos de discussão de grande riqueza e interesse. Os participantes têm depois a possibilidade de ver os seus trabalhos publicados num e-book específico. 

Mantemos os Seminários CEsA Thinks. Um ciclo de trabalhos que terminou em fevereiro com uma conferência sobre As Respostas dos Negociantes da Indústria Alimentar a Retalho na Nigéria aos Efeitos das Mudanças Climáticas. Esta conferência foi apresentada pelo professor Auta Elisha Menson (Kaduna State University) com a moderação do investigador do CEsA Vincent Agulonye. 

Hoje lançamos a Revista CEsA. Uma revista semestral, mas sobretudo um novo projeto disponibilizado à comunidade e especialmente vocacionado para a divulgação de ciência.  

Sendo este espaço curto e não havendo possibilidade de elencar todas as iniciativas realizadas pelo Centro, opto por sublinhar uma outra iniciativa muito importante: a comemoração, este ano, dos 40 anos de existência CEsA (fundado em 1983). Estamos a preparar a Festa, pois importa comemorar quer um trajeto e trabalhos de relevo no domínio dos Estudos sobre África e do Desenvolvimento, quer os novos planos e vontade para prosseguir rumo a um futuro em aberto. 

Evidenciei algumas das iniciativas que considero ou mais interessantes ou mais urgentes. Mas visitando-se a Revista CEsA, fica a saber-se muito mais. Espreite! 

 

Nesta edição:

Revista CEsA nº 1

Revista CEsA nº1 | Investigação: Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco” conjuga cinema, memórias e narrativas sobre a descolonização e as suas marcas em cineclubes mensais no ISEG

Revista CEsA nº 1 | Investigação: Ciclo de seminários “CEsA Thinks” leva inovação ao Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento ao incentivar a apresentação, discussão e publicação dos trabalhos dos doutorandos

Revista CEsA nº 1 | Investigação: Após uma pausa devido à pandemia, o seminário internacional In Progress regressa ao CEsA com apresentações e discussões sobre pesquisas em curso sobre África

Revista CEsA nº 1 | CEsA 40 anos: CEsA disponibiliza em formato digital a coleção completa de Working Papers produzidos no decorrer dos 40 anos de existência do centro de investigação

Revista CEsA nº 1 | Entrevista: CEsA e EADI organizam conjuntamente a edição de 2023 da maior conferência europeia de Estudos de Desenvolvimento

Revista CEsA nº 1 | Investigação: Projeto AFRO-PORT chega ao fim e deixa legado pioneiro na investigação sobre a afrodescendência em Portugal

Revista CEsA nº 1 | Vídeo: Testemunho do Prof. Dr. João Estêvão/CEsA sobre o historial da fundação do centro

 

Conheça o CEsA:

Apresentação do CEsA

Folheto institucional do CEsA

Estatuto de Constituição do CEsA

 

Texto publicado na edição nº 1 a Revista CEsA. Autoria: Sónia Frias/Direção do CEsA. Edição: Marianna Rios e Filipe Batista/CEsA Comunicação. Tradução: Inês Hugon. Design: Felipe Vaz.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt