CEsA no 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos

Investigadores do CEsA participam no 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos

11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos - "Trânsitos africanos no mundo global: história e memórias, heranças e inovações" (CIEA11).
Cartaz do 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos – “Trânsitos africanos no mundo global: história e memórias, heranças e inovações” (CIEA11)

Os investigadores do CEsA Arlindo Fortes, Isabel Castro Henriques, Jessica Falconi, Sílvia Amaral e Sónia Frias participaram no 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos – “Trânsitos africanos no mundo global: história e memórias, heranças e inovações” (CIEA11). O evento teve lugar de 6 a 8 de julho de 2022, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Isabel Castro Henriques foi a Presidente de Honra do Congresso. A investigadora do CEsA interveio na sessão de abertura e lançou a 2ª edição do seu livro “Roteiro Histórico de uma Lisboa Africana Séculos XV-XXI” (Ed. Colibri, 2021).

Sónia Frias foi membro da Comissão Organizadora do CIEA11 e apresentou no Painel 44 “Agricultura e Transições no Desenvolvimento Rural Africano: Inovação, sustentabilidade e recursos naturais” a comunicação “De um lado para o outro: estratégias de adaptação às vulnerabilidades e pobreza rural e urbana”. A investigadora também moderou o Painel 106 “Recursos Económicos: Conflitos e mudança”.

Jessica Falconi foi membro da Comissão Organizadora do CIEA11 e coordenou o Painel 48 “Para um Oceano Índico Africano: Mobilidades, representações e narrativas”. A investigadora também moderou a mesa redonda plenária “Agendas e Imaginários da Cooperação e do Desenvolvimento” e a mesa de escritores.

Arlindo Fortes co-coordenou com Augusto Manuel Correia o Painel 44 “Agricultura e Transições no Desenvolvimento Rural Africano: Inovação, sustentabilidade e recursos naturais”. Foi também co-autor, com Manuel Ennes Ferreira, das comunicações “Os Impactos Sócioeconómicos das Barragens em Cabo Verde” e “Diversificação agrícola em Cabo Verde: o caso da vitivinicultura na Ilha do Fogo”.

Silvia Amaral apresentou a comunicação “Descolonizar a investigação em Estudos Urbanos em Africa” no Painel 63 “Pensar África – Outras epistemologias, descolonizar o conhecimento”, coordenado por Eduardo Costa Dias e Yolanda Aixelà.