Iolanda Évora no Conselho Científico de Conferência Internacional

Investigadora do CEsA Iolanda Évora compõe o Conselho Científico da 5ª Conferência Internacional 2023 sobre diásporas e mobilidades, a decorrer na Costa do Marfim em novembro de 2023

A investigadora do CEsA e Professora do ISEG – Lisbon School of Economics and Management Iolanda Évora (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) participa como membro do Conselho Científico do V Colloque International 2023 – Diasporas et Mobilités: Perspectives critiques actuelles. Afrique, Amérique-Caraïbe, Europe, Asie (XVè-XXIè siècles). A conferência internacional decorrerá entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro de 2023 na Université Félix Houphouët-Boigny, em Abijão, na Costa do Marfim. O evento pretende explorar as dinâmicas da mobilidade humana por um lado através da experiência dos africanos e afrodescendentes e, por outro lado, pretende atravessar os temas das fronteiras, circulações, interacções humano-ambiente, memórias, a competência para agir e as interculturalidades ou crioulizações não só no continente africano, mas também mais amplamente nas Américas-Caribe, sem excluir a Europa e a Ásia.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos Latino-Americanos (ED-SCALL/EA-PAMELCHID) da Universidade Félix Houphouët-Boigny (Costa do Marfim), em colaboração com a Cátedra Unesco de Estudios Afroiberoamericanos da Universidade de Alcalá (Espanha), o Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Negro na América Latina (GRENAL-Eixo Línguas e Identidades/CRESEM) da Universidade de Perpignan (França), a Asociación de Estudios Americanos del Principado de Asturias, a Universidade de Oviedo (Espanha) e o Laboratório para o Estudo das Migrações Africanas (LemAfriQ) com sede em Madrid (Espanha).

Mais informações no site da Conferência: https://grelat-ufhb.org/v-colloque-international-2023/

Conheça a nossa investigadora:

Iolanda Évora é Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), investigadora no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa e Professora do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (DCI) no ISEG/ULisboa. Iolanda é coordenadora do Projecto AFRO-PORT – Afrodescendência em Portugal: Sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa (FCT). Editora da “Diáspora cabo-verdiana. Temas em debate” (e-book) e co-editora da “As Ciências Sociais em Cabo Verde. Temáticas, abordagens e perspectivas teóricas” (Praia, UNI-CV, Cabo Verde), “Trabalho, sociabilidade e geração de rendimento no espaço lusófono” (Lisboa, CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), “In Progress, Ciências Sociais e Desenvolvimento em África” (Lisboa, CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e “Gênero e Migrações Cabo-Verdianas” (Lisboa, ICS). Colabora com o Programa de Graduação em Ciências Sociais e o Laboratório de Investigação em Ciências Políticas e Sociais da UNICV em Cabo Verde.

Mais informações no perfil da investigadora: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/investigacao/investigadores/ievora/

Investigadora Iolanda Évora/CEsA integra comissão científica de colóquio em Cabo Verde

Projeto AFRO-PORT/CEsA promove conversa virtual sobre negritude e afrodescendência

Projeto AFRO-PORT chega ao fim e deixa legado pioneiro na investigação sobre a afrodescendência em Portugal