Arquivo de destaque - CEsA

destaque

40º Aniversário do CEsA e 30º Aniversário do MDCI


Junte-se a nós na comemoração do 40º Aniversário da Fundação do CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, uma referência em Portugal nos Estudos de Desenvolvimento desde 1983! Nesta conferência, assinalaremos também o aniversário de 30 anos da criação do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional do ISEG. Encerraremos com o lançamento do livro “Crónica das Ilhas”, de autoria de José Luís Mascarenhas Monteiro. Registe-se!

Nota de pesar em memória do Professor Doutor Eugénio Lisboa


O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA), no quadro da sua linha de pesquisa em História, Culturas e Identidades, manifesta as suas condolências pela perda de um grande Mestre da Língua e da Crítica Portuguesa, o Professor Doutor Eugénio Lisboa. Neste contexto, divulgamos e associamo-nos ao seguinte Obituário de autoria da Professora Doutora Ana Mafalda Leite, a quem muito agradecemos.

OBITUÁRIO

PROFESSOR DOUTOR EUGÉNIO LISBOA

In Memoriam a Eugénio Lisboa 1930-2024

Eugénio Lisboa nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo), em 1930. Apesar da formação académica em Engenharia Eletrotécnica, manteve uma estreita ligação à cultura e à literatura, tendo abraçado a docência universitária em Literatura Portuguesa, a par da crítica literária e da produção ensaística e poética. Licenciou-se no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Regressando a Lourenço Marques em 1955, aí trabalhou como engenheiro, na Câmara Municipal da Beira.

A partir de 1958 e até 1976, passou a trabalhar na indústria petrolífera (TOTAL, SONAP e SONAREP). Simultaneamente a esta actividade profissional, dedicou-se a uma intensa actividade cultural que criou as bases para uma crítica literária em Moçambique, colaborando em jornais, rádio e cineclube.

Ensinou Análise da Narrativa e Literatura Portuguesa na Universidade Eduardo Mondlane e na UNISA em Pretória. Entre 1976 e 1995, ensinou na Universidade de Estocolmo e foi Conselheiro Cultural na embaixada de Portugal em Londres (17 anos). Foi presidente da Comissão Nacional da UNESCO (1995-1998) e Professor Catedrático Visitante da Universidade de Aveiro.

Tem uma vasta obra ensaística sobre literatura, com incidência especial sobre a Presença e José Régio, vários livros de poesia, volumes de memórias e diários. Foi distinguido com prémios literários na poesia, no ensaísmo e no memorialismo. Recebeu o título de doutor honoris causa pelas universidades de Nottingham e de Aveiro e condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2011 foi-lhe dedicada a obra justamente intitulada “Eugénio Lisboa – Vário, Intrépido e Fecundo” organizada por Otília Pires Martins e Onésimo Teotónio de Almeida.

 


As cerimónias fúnebres de Eugénio Lisboa acontecem a 12 de abril, no Centro Funerário de Cascais, situado junto ao cemitério de Alcabideche. O corpo do poeta, escritor e ensaísta, que nos deixou na manhã de 9 de Abril, estará em câmara-ardente a partir das 10h00 e a cerimónia de cremação está marcada para as 14h00.

 

Autoria: Professora Doutora Ana Mafalda Leite (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa)
Imagem: Reprodução

Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024 | Reimaginando a Superdiversidade Urbana: Questões Metodológicas em Foco


Os seminários são uma iniciativa que, desde 1991, promove a investigação conduzida nas áreas de estudo do MDCI/ISEG/ULisboa e do PDED/ISEG/ULisboa.

 

 

Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024

Tema: “Reimaginando a Superdiversidade Urbana: Questões Metodológicas em Foco”
Oradora: Kamila Krakowska (Leiden University)
Data: 18 de abril de 2024 (quinta-feira)
Hora: 18h às 20h (horário de Lisboa)
Local: Sala Novo Banco, ISEG (Quelhas, Rua do Quelhas 6, 1200-781, Lisboa, Portugal)

INSCRIÇÕES AQUI!

Evento presencial e com entrada livre. Recomendamos o registo prévio no EventBrite, mas a lotação da sala será por ordem de chegada.

Este evento é público e será gravado e fotografado para publicação nos canais de comunicação do CEsA. Caso não queira ter a sua imagem fotografada e/ou gravada, comunique previamente a organização do evento por e-mail: comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt

Mais informações e programa completo: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/noticias/seminarios-de-estudos-de-desenvolvimento-regressam-a-29-de-fevereiro-no-iseg-com-um-ciclo-de-10-apresentacoes-de-investigadores-convidados/

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução

Chamada para contribuições: Mundo Crítico n.º 10


Na décima edição da Mundo Crítico – Revista de Desenvolvimento e Cooperação, procuramos questionar de que forma os processos de desenvolvimento são afectados pela guerra e pelos conflitos latentes. O “subdesenvolvimento” é factor de conflito em si mesmo ou há outros factores a contribuir para essa condição? Por que existem conflitos “esquecidos” ou ignorados? Que papel pode desempenhar a Cooperação para o Desenvolvimento e os seus diferentes intervenientes em Estados em situação de grande fragilidade institucional ou em conflito? E como agir perante a tendência crescente de securitização da política da Cooperação para o Desenvolvimento?

Autor: ACEP
Imagem: ACEP/Reprodução

Seminários de Estudos de Desenvolvimento regressam a 29 de fevereiro no ISEG com um ciclo de 10 apresentações de investigadores/as convidados/as


O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e as coordenações dos cursos de Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED) do ISEG – Lisbon School of Economics and Management, da Universidade de Lisboa (ULisboa), convidam para os Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024 — um ciclo de 10 apresentações de investigadores/as convidados/as que instigam a refletir sobre diversos assuntos no campo dos Estudos de Desenvolvimento.

Os Seminários terão lugar entre os dias 29 de fevereiro e 30 de maio de 2024, às quintas-feiras*, das 18h às 20h (horário de Lisboa), na Sala Novo Banco** do ISEG (Rua do Quelhas 6, 1200-781, Lisboa, Portugal).

*A sessão do dia 5 de março será excepcionalmente numa terça-feira.

**A sessão do dia 5 de março terá lugar na Sala 006-F1 do ISEG. A sessão do dia 9 de maio terá lugar no Auditório 2 do Quelhas, no ISEG.

As sessões serão apresentadas em português ou inglês (consulte a programação, abaixo), em formato presencial e com entrada livre. Recomendamos o registo prévio, mas a lotação do anfiteatro será por ordem de chegada.

INSCRIÇÕES AQUI!

Os seminários são uma iniciativa que, desde 1991, promove a investigação conduzida nas áreas de estudo do MDCI/ISEG/ULisboa e do PDED/ISEG/ULisboa.

 


Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024
De 29 de fevereiro a 30 de maio de 2024, às quintas-feiras*, das 18h às 20h (horário de Lisboa)
Evento presencial na Sala Novo Banco, ISEG (Rua do Quelhas 6, Anfiteatro 23, Francesinhas 1, 1200-781, Lisboa, Portugal)
*A sessão do dia 5 de março será excepcionalmente numa terça-feira.
**A sessão do dia 5 de março terá lugar na Sala 006-F1 do ISEG. A sessão do dia 9 de maio terá lugar no Auditório 2 do Quelhas, no ISEG.

 

Clique no programa para fazer o download:

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução

 


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt