Arquivo de destaque - CEsA

destaque

Concurso para Financiamento de Pequenos Projetos da Iniciativa de Investigadores/as do CEsA – 2024


CHAMADA PARA CANDIDATURAS

Concurso para Financiamento de Pequenos Projetos da Iniciativa de Investigadores/as do CEsA – 2024

O CEsA abre concurso para atribuição de financiamento de pequenos projetos de investigação da iniciativa dos/as seus/uas membros investigadores/as.

O objetivo fundamental desta iniciativa é potenciar a atividade de investigação do CEsA e dos seus membros e, em particular, criar condições para o aumento do número e qualidade de publicações do Centro em revistas indexadas, bem como para o aumento das candidaturas com probabilidades de sucesso a linhas de financiamento de maior dimensão.

As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura devem ser submetidos, obrigatoriamente, em língua inglesa e por correio eletrónico, enviado para cesa@cesa.iseg.ulisboa.pt com conhecimento para comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt.

Todos os detalhes do concurso estão publicados no Regulamento (download NESTE LINK).

Abaixo, um resumo dos principais pontos:

Período de candidatura
1 a 31 de julho de 2024 (até às 23h59 – hora de Lisboa).

Financiamento disponível

Até quatro mil euros (4.000,00€) por projeto.

Total de financiamento disponível: doze mil euros (12.000,00€), a repartir por diferentes projetos.

Projetos elegíveis

Temática: áreas de investigação do CEsA, designadamente das linhas Economia, Desenvolvimento e Cooperação Internacional e/ou História, Culturas e Identidades.
Investigador(a) responsável: deve ser membro do CEsA.
Outputs: devem ser apresentados na sua totalidade como sendo do CEsA.

Avaliação das candidaturas

Realizada por um júri maioritariamente composto por elementos externos à Direção.
Critérios: mérito científico, exequibilidade das propostas, potencial de resultar em publicações e/ou candidaturas a linhas de financiamento de maior dimensão.

Resultados
Anúncio até ao dia 15 de setembro de 2024, através do site do CEsA e por correio eletrónico.

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução

Jessica Falconi e Elena Brugioni coordenam painéis no 12º Congresso Ibérico de Estudos Africanos


O 12º Congresso Ibérico de Estudos Africanos, que terá lugar nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2025, na Universidade de Barcelona, está com uma chamada em aberto para a apresentação de propostas de comunicação até ao dia 12 de setembro de 2024. As investigadoras do CEsA Jessica Falconi e Elena Brugioni participarão como coordenadoras dos painéis 3 – Traços de um Arquivo Anticolonial Africano na Península Ibérica (1933-1975), em conjunto com Maria del Mar García (UAB – Universitat Autònoma de Barcelona) e 4 – O “ambientalismo literário do pobre”. Por uma ecocrítica das literaturas africanas, respetivamente.

Mais informações sobre a call no website do congresso: https://redestudiosafricanos.org/pt-pt/convite-a-apresentacao-de-propostas-para-communications-no-ciea12-aberto-ate-12-de-setembro-de-2024/

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução

Working Paper CEsA n.º 200/2024 faz uma análise comparativa dos principais índices que classificam o grau de vulnerabilidade dos países às alterações climáticas


 

O CEsA publicou o Working Paper n.º 200/2024, intitulado “The Impact of Climate Change on Developing Economies: A comparative analysis of vulnerability indices”, em inglês, de autoria de Eduardo Cardoso, mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus pelo ISEG/ULisboa. O objetivo principal deste documento de trabalho é avaliar se os principais índices da ciência climática classificam de forma consistente a vulnerabilidade dos países às alterações climáticas.

O autor faz uma revisão da literatura acerca do impacto das perturbações climáticas nos países em desenvolvimento, seguida de uma análise comparativa dos índices EVI, ND-GAIN, INFORM e WRI entre 2014 e 2020. Os resultados obtidos indicam que a diversidade nas componentes da vulnerabilidade gera classificações divergentes. Ao concluir, o autor identifica a necessidade de haver uma abordagem holística que resulte em índices de vulnerabilidade adaptados a objetivos e contextos específicos.

Clique aqui para aceder ao Working Paper n.º 200/2024.

Resumo: 

Para se tomarem decisões no âmbito do financiamento e políticas climáticas, reconhece-se cada vez mais a necessidade de se desenvolver um índice para avaliar o grau de vulnerabilidade dos países às alterações climáticas. No entanto, a existência de conceitos e metodologias diferentes tem conduzido a opiniões divergentes sobre quais os países mais vulneráveis e que merecem mais apoio financeiro internacional.  Este estudo tem como objetivo compreender se os principais índices da ciência climática classificam de forma consistente a vulnerabilidade dos países às perturbações climáticas. Começa-se por caracterizar o impacto das alterações climáticas nos países em desenvolvimento através de uma revisão de literatura de referência, seguindo-se uma análise comparativa dos índices EVI, ND-GAIN, INFORM e WRI de 2014 a 2020. Os resultados indicam a sua relevância como ferramentas para compreender e monitorizar a vulnerabilidade dos países, no entanto, a diversidade na composição das componentes da vulnerabilidade dos índices leva a resultados divergentes. Esta investigação sublinha a importância de uma abordagem holística da avaliação da vulnerabilidade às alterações climáticas e apela ao uso de índices de vulnerabilidade com base em objetivos e contextos específicos.

 

Sobre a autor:

Eduardo Cardoso é licenciado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e mestre em Economia Internacional e Estudos Europeus pelo ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa.

Clique aqui e consulte toda a Coleção de Working Papers do CEsA

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução

Exibição do documentário Unidas por Bissau: Nô Kumpu Guiné e conversa com a realizadora Iara Lee


Projeção do documentário Unidas por Bissau: Nô Kumpu Guiné – Agroecologia e feminismo na Guiné-Bissau (Unite for Bissau: Nô Kumpu Guiné – Agroecology and feminism in Guinea-Bissau) e conversa com a realizadora Iara Lee, no dia 10 de outubro de 2023, 18h, no ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Lisboa, Portugal. Evento realizado pelo CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento, em parceria com a ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos e a produtora Cultures of Resistance.

Perdeu alguma sessão? Assista às apresentações dos Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024


As sessões dos Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024 decorreram entre os dias 29 de fevereiro e 29 de maio de 2024, no ISEG. Algumas apresentações foram autorizadas e gravadas, sendo disponibilizadas no canal do CEsA no YouTube, na playlist “Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024” (aceda neste link). Assista aqui:

 

“Capital Markets by Design? The rise of financial development planning in Southeast Asia”, Lena Rethel (University of Warwick), 14 de março de 2024. Em inglês.

“Entre Comentário e Ativismo: A Perspetiva Ecocrítica na Literatura Africana”, Marta Banasiak (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), 21 de março de 2024. Em português.

“Reimaginando a Superdiversidade Urbana: Questões metodológicas em foco”, Kamila Krakowska (Leiden University), 18 de abril de 2024. Em português.

“‘Life Writing’ e o Problema da Mediação na Historiografia Contemporânea Moçambicana”, Colin Darch (University of Cape Town), 2 de maio de 2024. Em português.

“Where do we go from here? Navigating Power Inequalities Between Development NGOs in the Aid System”, Nicola Banks (University of Manchester), 16 de maio de 2024. Em inglês.

 

OBS.: As gravações das demais sessões não foram disponibilizadas ou por não terem a permissão dos/as oradores/as ou por problemas técnicos na captação dos vídeos.

 

Leia mais:

Playlist no YouTube: “Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024”

Seminários de Estudos de Desenvolvimento regressam a 29 de fevereiro no ISEG com um ciclo de 10 apresentações de investigadores/as convidados/as

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)

E-book In Progress 3


Esta terceira edição do In Progress, Seminário sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África reúne trabalhos de investigadores e estudantes pós-graduandos que têm como tema de estudos e pesquisa a África contemporânea e o seu desenvolvimento, apoiados em correntes científicas que estimulam novas abordagens além do “desenvolvimento”, explorando as noções de “bem-estar” ou “bem viver” e mantendo-se próximos à s correntes de pensamento e dos debates entre África, Ásia e América Latina. Os textos incluem-se em temáticas como: trabalho de campo: questões práticas, teóricas e metodológicas; política, dinâmicas da sociedade civil, desenvolvimento; cultura, pensamento e mudança; estratégias para a cooperação e desenvolvimento; e populações, mobilidade e bem-estar. A segunda parte desta obra contém as reflexões dos conferencistas convidados ao seminário In Progress 3 que incluem quer a perspetiva crítica sobre os discursos e metodologias dominantes no campo das políticas do desenvolvimento ligadas a mobilidades, economia e identidades como, também, o contributo do crescimento financeiro para o crescimento económico e vários dos quesitos a ter em conta nas discussões sobre sustentabilidade económica, tomando o exemplo dos países membros da SADC. A conferência final refere-se aos tempos e questionamentos que importa reter e sobre o que importa refletir no âmbito das ciências sociais e humanas, em particular, quando o debate é sobre o olhar (neo)colonial e os desafios globais contemporâneos para os Estudos Africanos.

Colóquio Internacional “O Português e as Línguas Nacionais nos Países Africanos e em Portugal (1975-2025). Meio Século do 25 de Abril em Portugal e da Independência das ex-Colónias Africanas”


O Colóquio Internacional “O Português e as Línguas Nacionais nos Países Africanos e em Portugal (1975-2025). Meio Século do 25 de Abril em Portugal e da Independência das ex-Colónias Africanas”, que terá lugar entre os 2 e 4 de julho de 2025 na Universidade de Évora, está com uma chamada em aberto para submissão de resumos até ao dia 29 de dezembro de 2024. Mais informações no website do colóquio: https://coloquiointernacionaluevora.com/propostas.html

Website e Brochura da História do CEsA


O momento da comemoração dos 40 anos de existência do CEsA, e dos 30 anos da criação do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional do ISEG, oferece-nos uma oportunidade única para recordar a trajetória e o legado no domínio da investigação em Portugal, com o lançamento de um website e de uma brochura sobre a história do CEsA: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/cesa-40-anos/


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt