destaque

1º Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África


O 1º Encontro de Jovens Investigadores da CPLP sobre África propõe-se elencar um conjunto de conversas com especialistas das mais diversas áreas e convidar um grupo de jovens investigadores(as) com o objetivo global de fomentar a diversidade e o conhecimento sobre África. O debate de ideias e a divulgação científica são o cerne de uma comunidade viva e em permanente transformação. Tendo esta premissa como ponto de partida, a Comissão Organizadora, com o apoio institucional do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CESA-ISEG), a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), entre muitos outros parceiros, juntam-se para criar um fórum de debate único no espaço da Lusofonia.

O Encontro tem lugar nos dias 8 e 9 de julho de 2021, antecipando as celebrações do 25.º aniversário da CPLP (17 de julho, 1996).

Devido às restrições atuais e seguindo as normas da DGS, o evento terá uma participação mista, online e presencial. A participação online é aberta a todos.

Conheça o programa de convidados e registe-se para assistir no website do evento aqui.

Nova imagem CESA


O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento tem uma nova identidade visual e uma nova página, que resultaram de uma decisão de renovação da sua imagem institucional.

O novo logótipo mantém a tonalidade de azul, preservando a sua identidade original mas com uma melhor legibilidade e actualização da designação.

A presente página institucional foi pensada para apresentar de forma mais estruturada e acessível todos os conteúdos, equipa de investigadores, publicações, eventos e recursos multimédia, com o objectivo de melhorar a experiência do utilizador deste espaço e disponibilizar conteúdos actuais em bilingue (PT e EN) da investigação conduzida, da actividade dos nossos investigadores e da actividade dos estudantes de Estudos de Desenvolvimento.

III Edição do Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional


A Fundação Calouste Gulbenkian, a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (CESA/ISEG) estão a organizar a III Edição do Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional, que acontecerá online, de 15 a 17 de junho de 2021, com o tema “Desafiando o futuro do Desenvolvimento Global”.

Enquanto evento focado na construção do conhecimento, do pensamento crítico e da procura de respostas para questões e problemas de um mundo interdependente, o Curso de Verão de Desenvolvimento Internacional, nas suas edições anteriores, tem permitido o reforço do conhecimento sobre as tendências e desafios da Desenvolvimento Global a todos os intervenientes que nele participam.

Num contexto cada vez mais complexo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, visões centradas em categorias usuais, nos atores tradicionais, nas relações de poder que emanam da divisão entre “países ricos do Norte” e “países pobres do Sul”, estão a tornar-se obsoletas e inadequadas na criação de um novo mundo que “não deixa ninguém para trás”. Num momento histórico em que uma pandemia global afeta a maneira como as pessoas se conectam, a maneira como sonham com um mundo melhor, é crucial encontrar novos tipos de financiamento para o desenvolvimento além da Ajuda Pública ao Desenvolvimento, novas regulamentações globais e novas formas de disseminar o conhecimento. Assim, competências como resiliência e adaptabilidade são cada vez mais solicitadas para permitir a conceção e a implementação de abordagens inovadoras capazes de lidar com os atuais desafios sociais, económicos, culturais e políticos.

O curso oferece diversas sessões públicas online, com tradução simultânea para português e inglês, nos seguintes temas:

•    Repensar a Cooperação para o Desenvolvimento num mundo pós-pandémico;
•    Construir parcerias genuínas e legítimas;
•    Paradigma da globalização liberal em perspetiva: Democracia e economia;
•    Financiamento para o desenvolvimento: novas tendências num “mundo multiplexo”;
•    Justiça Comercial e Desenvolvimento: produção e consumo sustentáveis;
•    Esfera Pública e Espaço Cívico.

Os participantes interessados podem inscrever-se em todas as sessões ou criar o seu próprio programa, selecionando os painéis preferidos.

Consulte o programa e aceda à página da Plataforma Portuguesa das ONGDs para efectuar a inscrição aqui

Colecção de videocasts em Estudos de Desenvolvimento


O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento disponibiliza como recurso de apoio aos estudantes e ao público em geral interessado nos temas de Estudos de Desenvolvimento uma colecção de videocasts (Youtube) e também podcasts (Mixcloud) que registam as sessões dos Ciclos de Seminários de Estudos de Desenvolvimento e de Tópicos em Estudos de Desenvolvimento.

Este programa de seminários acontece desde 1991, celebrando este ano 30 anos.

Saber mais