destaque

CEsA dá as boas-vindas aos novos alunos do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento no ISEG

O CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) juntou-se ao ISEG – Lisbon School of Economics and Management (ULisboa) para receber os novos alunos do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED) para o Ano Letivo 2023/2024.
A Sessão de Boas-Vindas do MDCI ocorreu no passado dia 6 de setembro de 2023, no Pátio das Francesinhas, com uma apresentação da Tuna Económicas, com uma intervenção do Presidente do ISEG, Professor João Duque, e com uma Aula Inaugural proferida pelo Presidente do CEsA, Professor Eduardo Moraes Sarmento. A Aula Inaugural do PDED ocorreu no passado dia 19 de setembro de 2023, na Sala IAPMEI, no Edifício Quelhas, no ISEG, tendo sido proferida pelo Professor Francisco Louçã, e contou com a participação da Vice-Presidente do CEsA, Professora Jessica Falconi.

Nas ocasiões, a Direção do CEsA teve a oportunidade de apresentar aos alunos um dos centros de investigação mais antigos em Portugal dedicado aos Estudos de Desenvolvimento e convidá-los a conhecerem o trabalho de investigação e de comunicação de ciência e seguirem os principais canais de difusão do CEsA, a exemplo do site, da newsletter, do canal no YouTube e das páginas no Facebook e no LinkedIn.

Leia/Veja mais:
Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional – ISEG
Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento – ISEG
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: Marianna Rios/CEsA/CSG/ISEG/ULisboa

Jessica Falconi é editora convidada da série Routledge Studies in Cultural History
A Vice-presidente e investigadora do CEsA, Professora Doutora Jessica Falconi, é uma das editoras convidadas do livro The Colonial Periodical Press in the Indian and Pacific Ocean Regions, da série Routledge Studies in Cultural History. A edição é dedicada a esclarecer o papel crucial da imprensa periódica no avanço das culturas impressas coloniais e nos debates públicos nos oceanos Índico e Pacífico. Compõem também a equipa de editores Sandra Ataíde Lobo, Remy Dias e Dave A. Smith.
O livro está disponível para compra no site da editora Routledge (neste link) e contém também um capítulo escrito pelas investigadoras do CEsA Professora Doutora Ana Mafalda Leite e Vanessa Riambau Pinheiro, intitulado “Caliban in the Indian Ocean: Rui Knopfli’s Role in the Mozambican Literary System”.
Resumo – The Colonial Periodical Press in the Indian and Pacific Ocean Regions
The Colonial Periodical Press in the Indian and Pacific Ocean Regions é um empreendimento do International Group for Studies of Colonial Periodical Press of the Portuguese Empire (IGSCP-PE), que também investe em estudos comparativos e discussões conceituais. Movendo-se pelas costas urbanas dos oceanos Índico e Pacífico, aborda o papel crucial da imprensa periódica no desenvolvimento das culturas de impressão colonial e dos debates públicos nestas regiões. Ao centrar-se maioritariamente na imprensa de espaços e povos sob o domínio do Império Português, colmata uma lacuna bibliográfica nas discussões internacionais movidas pelo campo. O resultado reflecte um investimento na oferta de abordagens descentralizadas e desnacionalizadas às culturas impressas coloniais e às histórias da imprensa em estudo, funcionando como uma plataforma para diálogos regionais e perspetivas comparativas. Os estudos apresentados permitem uma melhor compreensão dos trânsitos e conexões de natureza imperial e transimperial, contribuindo para a consolidação de abordagens comparativas nos estudos dos impérios e colonialismos europeus.
Conheça as nossas investigadoras
Jessica Falconi é Vice-Presidente do CEsA (Gestão 2023-2025). É investigadora doutorada no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. É doutorada em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles (Itália) “L’Orientale”, onde leccionou na área das literaturas lusófonas e da língua portuguesa. Entre 2010 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), tendo desenvolvido a sua investigação junto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, posteriormente, junto do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Em 2018 foi professora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões. Tem participado em diversos projetos de investigação e tem publicado em revistas nacionais e internacionais na área das literaturas e dos cinemas africanos de língua portuguesa, com especial enfoque na literatura moçambicana. É também tradutora de português para italiano, tendo traduzido diversas obras literárias de língua portuguesa.
Ana Mafalda Leite é Primeira Secretária da Mesa da Assembleia Geral do CEsA. Poeta e ensaísta. Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL-UL) com grau de doutora em Literatura Portuguesa/Literaturas Africanas em Português (1989) e Mestre em Literaturas Brasileiras e Africanas. Iniciou a Licenciatura em Filologia Românica na Universidade Eduardo Mondlane, concluída na FLUL em 1978. Desde 2005, é membro integrado do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Na sua actividade de investigação no quadro do CESA dirigiu três projetos financiados pela FCT sobre literaturas africanas, estudos pós-coloniais e culturais e estudos do Oceano Índico (2008-2011; 2013-2015; 2016-2020) de que resultaram várias publicações. Tem contribuído com o seu trabalho para uma importante divulgação crítica das literaturas africanas lusófonas e desenvolvido atividade como pesquisadora e como professora visitante em várias universidades africanas, brasileiras, americanas e europeias. Membro do Conselho Editorial e Científico de diversas revistas de estudos africanos. Sócia da Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO) e sócia Honorária da Academia Angolana de Letras (AAL). Seus atuais trabalhos de investigação focam-se nas Literaturas Africanas Comparadas, Humanidades Ambientais, Literatura Mundo e Estudos do Oceano Índico.
Leia mais:
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagem: Reprodução

Eduardo Moraes Sarmento vence prémio de Melhor Docente no Ensino Superior na área de Turismo

O investigador e presidente do CEsA (CSG/ISEG/ULisboa) e professor da Lisbon School of Economics and Management (ISEG/ULisboa), Professor Doutor Eduardo Moraes Sarmento, foi distinguido com o prémio Hospitality Education Awards 2023, na categoria de Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior. Parabéns por esta conquista!
“É uma honra estar aqui convosco neste dia tão especial, sobretudo pelo meu trajeto de vida. O ensino é uma paixão. Eu deixei as empresas para o ensino, e a paixão tem de ser seguida. Isto é uma troca permanente: estamos a ensinar, mas estamos permanentemente a aprender. É algo bonito e, sinceramente, sinto-me muito humilde por estar aqui hoje”, discursou Sarmento após a entrega do prémio numa cerimónia que decorreu no dia 19 de setembro de 2023, no Museu do Oriente, em Lisboa.
Sobre o prémio
O Hospitality Education Awards é dedicado à distinção da formação turística em Portugal e ao reconhecimento e à divulgação de projetos e profissionais que têm um impacto positivo para o setor. A categoria em questão “reconhece a carreira académica e profissional de um professor do ensino superior em turismo e hospitalidade”.
A premiação é uma iniciativa da Associação Fórum Turismo em conjunto com o Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR).
Foram distinguidos os projetos e profissionais em sete categorias, a seguir:
- Melhor Projeto Educacional: Events Team (Vencedor)
- Melhor Projeto de Inovação: MAC – Museu da Alga Comestível (Vencedor)
- Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional: Eduardo Lomba Vicente (Vencedor)
- Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior: Eduardo Moraes Sarmento ( Vencedor)
- Melhor Stakeholder: MINOR Hotels (Vencedora)
- Melhor Carreira Jovem: Rodrigo Madeira (Vencedor)
- Prémio Fórum Turismo: Acácio Ferreira Duarte (Vencedor)
Mais informações no site do prémio: https://hea.pt/
Sobre Eduardo Moraes Sarmento

É docente no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e investigador integrado do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Fez as provas de Agregação na Universidade de Aveiro em Gestão com especialização em Turismo. É doutorado em Economia com especialização em Turismo pelo ISEG/ULisboa. Possui vários livros publicados: desde a área da Estatística, à Metodologia Científica e ainda às questões ligadas com o processo de Desenvolvimento Sustentável das pequenas economias insulares. Tem participado assiduamente em diversos eventos científicos (seminários e conferências) no estrangeiro e em Portugal principalmente ligados à Economia, Marketing e Turismo. Tem competências científicas especialmente na área de Economia e na área do Turismo. É docente de várias unidade curriculares no 1º, 2º e 3º ciclo. Tem coordenado inúmeras dissertações de Mestrado bem como de doutoramento em Instituições universitárias públicas e privadas. Tem sido convidado pelas principais Instituições de ensino universitário para ser arguente de dissertações e teses. Tem participado em projetos de investigação internacionais pelo CEsA/CSG/ISEG/ULisboa e outras Instituições em Portugal, Rússia, Ucrânia, Grécia, Rep. Checa e Cabo Verde. Em termos científicos tem dezenas de artigos internacionais e nacionais publicados no estrangeiro em revistas científicas de renome especialmente nas áreas do marketing e desenvolvimento sustentável do turismo e efeitos do turismo na economia enquanto ferramenta de desenvolvimento. Paralelamente é consultor internacional tendo participado em diversos projetos para o Governo de Cabo Verde e no estudo de localização do novo aeroporto de Lisboa entre muitos outros.
Mais detalhes podem ser consultados no seu perfil de investigador do CEsA: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/investigacao/investigadores/esarmento/
Conheça também a produção científica de Eduardo Moraes Sarmento: https://www.repository.utl.pt/browse?type=author&value=Sarmento%2C+Eduardo+Moraes
Leia mais:
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução

Assista aqui às sessões plenárias e às aulas abertas da EADI CEsA Lisbon Conference 2023
A maior conferência europeia de Estudos de Desenvolvimento, a EADI CEsA Lisbon Conference 2023, decorreu entre os dias 10 e 13 de julho de 2023, no ISEG. As sessões plenárias e as aulas abertas estão a ser disponibilizadas integralmente no canal da EADI – European Association of Development Research and Training Institutes no YouTube (clique aqui para aceder). Assista aqui:
Dudley Seers Lecture: Estudos de Desenvolvimento em Tempos de Crise (Development Studies in an Age of Crisis, título original), 10 de Julho, 18h (UTC+1), com o Professor Doutor Alfredo Saad-Filho (King’s College London)
Kapuscinski Development Lecture: Autoritarismo Suave: Marchando em Direção a um Ritmo Diferente de Democracia (Soft Authoritarianism: Marching to a Different Drum of Democracy, título original), 11 de Julho, 19h (UTC+1), com a Professora Doutora Shalini Randeria (Central European University)
EADI CEsA Conference 2023 Opening Plenary: New paradigms in the struggles for Global Social Justice
EADI CEsA Conference 2023 Plenary: Países de língua portuguesa no 50º aniversário da independência
EADI CEsA Conference 2023 Closing Plenary: Development Studies in Turbulent Times
Leia mais:
Acompanhe a cobertura da EADI CEsA Lisbon Conference 2023 na nossa página no LinkedIn
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)

Eduardo Sarmento é eleito presidente do CEsA; Jessica Falconi, vice-presidente, e Alexandre Abreu, vogal
Eduardo Sarmento, professor na Lisbon School of Economics and Management (ISEG/ULisboa), co-coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI/ISEG/ULisboa) e investigador integrado do CEsA (CSG/ISEG/ULisboa), sucede a Luís Mah como presidente do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), num mandato de dois anos (2023-2025). A eleição ocorreu em Assembleia Geral no dia 26 de julho de 2023.
Eduardo Sarmento é doutorado em Economia com especialização em Turismo pelo ISEG e docente de várias unidades curriculares no 1º, 2º e 3º ciclo. Tem coordenado inúmeras dissertações de Mestrado bem como de Doutoramento em instituições universitárias públicas e privadas. Possui vários livros e artigos científicos publicados: desde a área da Estatística, à Metodologia Científica e ainda às questões ligadas com o Marketing e o Desenvolvimento Sustentável do Turismo. Paralelamente, é consultor internacional tendo participado em diversos projetos para o Governo de Cabo Verde e no estudo de localização do novo aeroporto de Lisboa.
Para compor a Direção, foram eleitos também a vice-presidente Jessica Falconi e o vogal Alexandre Abreu. Para compor a Mesa da Assembleia Geral, foram eleitos o presidente Carlos Sangreman, a primeira secretária Ana Mafalda Leite e a segunda secretária Joana Pereira Leite. Para compor o Conselho Fiscal, foram eleitos o presidente Vitor Magriço e as vogais Elsa Fontainha e Ana Sofia Ganho.
Leia mais:
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução