Conversa "Territórios da Memória" - CEsA
Categories
Notícias

Conversa “Territórios da Memória”

Territórios da Memória, uma conversa entre Isabel Castro Henriques, Cristina Roldão e Simone Amorim, com moderação de Inocência Mata, no Centro Cultural de Cabo Verde, sábado, dia 19, às 15.00 horas.

O CCCV – Centro Cultural Cabo Verde e o AFROPORT – Afrodescendência em Portugal apresentam, desde 19 de outubro a 27 de novembro, TERRITÓRIOS DA MEMÓRIA, exposição audiovisual que exibe pela primeira vez ao público os registos recolhidos no âmbito dos projetos de investigação AFROPORT -Afrodescendência em Portugal: sociabilidades, representações e dinâmicas sociopolíticas e culturais. Um estudo na Área Metropolitana de Lisboa (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG) e DISCURSOS MEMORIALISTAS DA HISTÓRIA (Centro de Estudos Comparatistas/FLUL), além das fotografias de Herberto Smith da Festa de São Miguel Arcanjo do Bairro do Casal da Mira.

Os projetos recolheram, a partir do diálogo horizontal com os participantes, inúmeros registos videográficos dos modos de vida, sociabilidades e práticas discursivas em diversas latitudes urbanas de africanos e afrodescendentes na Área Metropolitana de Lisboa, e das memórias dos actores políticos nos processos históricos nos países de língua africana portuguesa, durante os períodos colonial e pós-colonial. Dessa recolha organizou-se um acervo audiovisual, que agora ficará disponível ao público, em resultado de uma estreita parceria – para continuar e ampliar – com o Centro Cultural Cabo Verde.

A conversa acontece no âmbito do projecto AFRO-PORT, coordenado pela Professora Iolanda Évora, acolhido pelo CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do ISEG.

O evento terá transmissão online a partir de CCCV.PT (Facebook).

Para mais informações, clique aqui.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt