Working Paper CEsA nº 196/2023 analisa a conjuntura económica

Working Paper CEsA nº 196/2023 analisa a conjuntura económica do Brasil numa perspetiva de primazia pela acomodação

O CEsA publicou o seu Working Paper n.º 196/2023, intitulado “The Primacy for the Accomodation of the Brazilian Economy: A theoretical-methodological analysis”, em inglês, de autoria de Marcelo José Moreira, investigador do CEsA e professor da Universidade Estadual de Goiás (Brasil). O documento de trabalho pretende, a partir de uma reflexão conceitual, analisar a conjuntura económica brasileira, a partir do que o autor denomina de estrutura e primazia pela acomodação da economia do Brasil.

Clique aqui para aceder ao Working Paper n.º 196/2023.

Resumo:

A economia capitalista está imersa em uma inércia generalizada. Um movimento de lenta acumulação, baixo investimento, limitadas taxas de crescimento, mas com elevado nível de lucro, e que se dá por uma intensa pressão sobre os níveis das desigualdades existentes, combinando reestruturação mundial da geração de riqueza e renda a um padrão de reprodução da força de trabalho ao nível de sua limitada manutenção. Inércia que se verifica, sobretudo, a partir da crise financeiro-produtiva da primeira década dos anos de 2000. O Brasil não está alheio a essa inércia e aos seus desdobramentos. Este artigo pretende, a partir de uma reflexão conceitual, analisar a conjuntura econômica nacional, a partir do que denomino de estrutura e primazia pela acomodação da economia brasileira.

Conheça as edições anteriores, publicadas em 2023:

Coleção de Working Papers

Working Paper 188/2023: A identidade nacional na Guiné-Bissau: um ensaio exploratório inspirado na metodologia de J.Cheek, S.Briggs, S.Smith e L.Tropp

Working Paper 189/2023: Fragilities and shocks effects on households and communities in West Africa

Working Paper 190/2023: Study of the value chain of the tourism sector in Angola as an alternative economic, social, and environmental development strategy under the Prodesi programme

Working Paper 191/2023: Programas de transferência condicionada de rendimento e a viragem à esquerda na América Latina

Working Paper 192/2023: Tourism Master Plan for the Island of Santiago, Cape Verde: 2020-2030 – Part 1

Working Paper 193/2023: Tourism Master Plan for the Island of Santiago, Cape Verde: 2020-2030 – Part 2

Working Paper 194/2023: A Qualidade do Serviço e a Satisfação do Cliente: Estudo dos Clientes do Banco de Poupança e Crédito – Luanda (Angola)

Working Paper 195/2023: How Does Violent Extremism Influence Ethnic Identities? A Preparatory Study Of Mali

Imagens: CEsA/Reprodução