Resiliência em Países Frágeis - o novo Working Paper CEsA

Working Paper CEsA nº 187/2022 analisa a resiliência de Estados frágeis

Resiliência em Países Frágeis

O CEsA publicou o Working Paper “Resiliência em Países Frágeis” (nº 187/2022), de autoria de Carlos Sangreman com Deolinda Martins, Christophe Quétel, Alexandre Abreu e Guy Bourdin.

A publicação explora a resiliência na Guiné-Bissau com base no estudo “Context specific risk perception and resilience patterns for individuals and communities (urban/non-urban) – the case of people in Guinea-Bissau”, o qual aplicou um inquérito cujo formulário está presente neste Working Paper. Desse estudo, derivaram-se um artigo publicado em revista internacional e um tema de doutoramento em curso na Universidade de Aveiro.

Clique aqui para fazer download do Working Paper nº 187/2022: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/26355

Resiliência em Países Frágeis – uma investigação exploratória em curso começou em 2017 quando o diretor de uma direção de serviços do Joint Research Center, na ECAS em Genebra, convidou o Prof. Carlos Sangreman para um estudo exploratório sobre a resiliência na Guiné-Bissau com o título Context specific risk perception and resilience patterns for individuals and communities (urban/non-urban) – the case of people in Guinea-Bissau. O estudo foi efetuado com base no inquérito cujo formulário se inclui neste Working Paper, deu origem ao artigo junto numa revista internacional e a um tema de doutoramento em curso na Universidade de Aveiro. A parceria entre o JRC e o Cesa envolveu ainda o Prof. Alexandre Abreu e a Mestre Jessica Santos, além do Carlos Sangreman. Da parte do JRC estiveram Chistophe Quétel, Guy Bourdin e Ilektra Lemi. Realizou-se um inquérito em todas as regiões e capital do país a 210 famílias, com um piloto prévio a 36 para aperfeiçoar o questionário nessa parceria: projeto Enquêtes de terrain sur la perception du risque et la résilience des ménages en Guinée-Bissau Projet: Ares(2018)2381703 – 04/05/2018. Centre Commun de Recherche (JRC) de la Commission Européenne, Direction E, e o CESA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento da Universidade de Lisboa.

Imagem: CEsA/Reprodução