Nossa Senhora da Loja do Chinês no ISEG
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Sessão de junho do Ciclo de Cinema e Descolonização exibirá o drama angolano Nossa Senhora da Loja do Chinês no ISEG com entrada livre

A última sessão da temporada 2024/2025 do Ciclo de Cinema e Descolonização terá lugar a 7 de Junho (sábado). O ciclo decorre desde novembro de 2024, promovendo sessões em formato cineclube para explorar os legados e as memórias da descolonização. A sessão de encerramento desta temporada contará com a exibição do drama angolano de longa-metragem Nossa Senhora da Loja do Chinês (Ery Claver, 2022, Angola, 98 min). O filme será exibido às 10h, no Auditório 2 do ISEG (Rua do Quelhas 6, Piso 2 do Edifício Quelhas – Claustro), com entrada livre. Após a projeção do filme, será realizado um debate com a participação do realizador, Ery Claver (online), e da cineasta moçambicana Lara Sousa (online).

Nossa Senhora da Loja do Chinês foi vencedor do Prémio do Júri de Melhor Longa Metragem da Competição Internacional na 42.ª edição do Festival Internacional du Film D’Amiens (FIFAM) e do Prémio de Melhor Banda Sonora na 28.ª edição do maior festival de cinema africano, o FESPACO Festival Pan-Africano de Cinema de Ouagadougou. Foi também nomeado ao prémio de “Melhor Filme” tanto na 20.ª edição do Festival de Cinema Africano Tarifa~Tánger quanto na 1.ª edição do Red Sea International Film Festival, em Jeddah, Arábia Saudita.

 

Sinopse – Nossa Senhora da Loja do Chinês (Ery Claver, 2022, Angola, 98 min)

Quando um comerciante chinês traz para um bairro de Luanda uma singular imagem de plástico sagrado de Nossa Senhora, uma mãe enlutada busca a paz, um barbeiro atento inicia um novo culto e um jovem desorientado procura vingança por seu amigo perdido. Este bizarro conto urbano revelará uma família e uma fachada de cidade cheia de ressentimento, ganância e tragédia.

Ficha Técnica
Guião e realização: Ery Claver
Produtores executivos: Sílvio Nascimento e Elias Ribeiro
Directora de arte: Prudênciana Hach
Directora de produção: Rossana David
Narrador: Meili Li
Som: Oswald Juliana
Tradução Mandarim: Xinyi Li
Produtor: Jorge Cohen
Director de fotografia: Eduardo Kropotkine
Assistente de realização: Kamy Lara
Elenco principal: Cláudia Púcuta, David Caracol e Willi Ribeiro
Edição: Zeno Monyak
Assistente de Câmera: Alfredo Tino

Prémios
Melhor Banda Sonora – 28.ª edição do FESPACO (Festival Pan-Africano de Cinema de Ouagadougou)
Prémio do Júri de Melhor Longa-Metragem – Festival International du Film d’Amiens, França
Melhor Atriz da África Austral – Prémios Sotigui 2023, atribuídos a Cláudia Púcuta pela sua interpretação da personagem Domingas
Nomeação para Melhor Filme – 20.ª edição do Festival de Cinema Africano Tarifa-Tanger, em Sevilha, Espanha
Nomeação para Melhor Filme – 1.ª edição do Red Sea International Film Festival, em Jeddah, Arábia Saudita
Seleção Oficial – Participação em diversos festivais internacionais, incluindo o International Film Festival of India, Porto Post Doc Film Festival, Festival do Rio, BFI London Film Festival, Film Fest Ghent e Göteborg Film Festival

 

 

Conheça o realizador:

Ery Claver nasceu em 1976 em Santo Antão, Cabo Verde. Ery Claver é um dos cineastas mais versáteis em Angola. Iniciou sua carreira como operador de câmera, trabalhando em inúmeros programas de televisão e documentários. Em 2013 ingressou na Geração 80 e aprofundou seu estilo como Diretor de Fotografia trabalhando nas curtas-metragem “Concrete Affection – Zopo Lady” (2014), e “Havemos de Voltar” (2017), ambas realizadas por Kiluanji Kia Henda e com produção Geração 80. Enquanto realizador assina várias curtas metragens, com destaque para “Lúcia no Céu com Semáforos” (2018) em parceria com Gretel Marín e “Enóquio que não tinha coração” (2020) em parceria com o irmão, Evan Cléver. Ery já teve o trabalho exibido em diversos festivais internacionais, com destaque para o Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França, o VIDEOEX – International Experimental Film and Video Festival, em Zurique e o FCAT – Festival de Cinema Africano, nas cidades de Tarifa e Tânger. Ery assina a Direção de Fotografia de “Ar Condicionado” (2020), filme premiado internacionalmente. Em 2022 realiza sua primeira longa metragem, “Nossa Senhora da Loja do Chinês”.

 

Sobre o Ciclo de Cinema e Descolonização

As sessões do Ciclo de Cinema e Descolonização decorrem paralelamente à exposição Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário, patente no Museu Nacional de Etnologia até 2 de novembro.

Consulte a programação:

 

Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. O projeto visa criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões. Tem coordenação da investigadora Jessica Falconi (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa) e curadoria da investigadora e realizadora moçambicana Isabel Noronha (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa) e do cineasta Camilo de Sousa.

Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa) e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Isabel Castro Henriques (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa), Joana Pereira Leite (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa)
Colaboração: Luca Fazzini e João Moreira Silva
Apoio: CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa

 

Leia mais:

Nossa Senhora da Loja do Chinês – Geração 80
Ciclo de Cinema e Descolonização | Projeção do Filme “Nossa Senhora da Loja do Chinês” – Site do ISEG
Programa da temporada 2024/2025 do Ciclo de Cinema e Descolonização, atividade paralela à exposição ‘Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário’

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagem: CEsA/Reprodução


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