Rice, Institutions, and the Wealth of Nations: The China Puzzle

Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024 | Rice, Institutions, and the Wealth of Nations: The China Puzzle

Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2024

Tema: “Rice, Institutions, and the Wealth of Nations: The China Puzzle”
Orador: Xinpeng Xu (Hong Kong Polytechnic University)
Data: 29 de fevereiro de 2024 (quinta-feira)
Hora: 18h às 20h (horário de Lisboa)
Local: Novo Banco, ISEG (Ed. Quelhas, Rua do Quelhas 6, 1200-781, Lisboa, Portugal)
INSCRIÇÕES AQUI!
Evento presencial e com entrada livre. Recomendamos o registo prévio no EventBrite, mas a lotação da sala será por ordem de chegada.

Os seminários são uma iniciativa que, desde 1991, promove a investigação conduzida nas áreas de estudo do MDCI/ISEG/ULisboa e do PDED/ISEG/ULisboa.

Mais informações e programa completo: https://cesa.rc.iseg.ulisboa.pt/noticias/seminarios-de-estudos-de-desenvolvimento-regressam-a-29-de-fevereiro-no-iseg-com-um-ciclo-de-10-apresentacoes-de-investigadores-convidados/

Por que alguns países são tão ricos e outros tão pobres? Defendo que milhares de anos de práticas agrícolas têm hoje um efeito independente e duradouro na riqueza das nações. Para toda a amostra mundial, mostro que o cultivo do arroz está negativamente associado ao desenvolvimento económico, independentemente dos efeitos da geografia e da instituição. Contudo, o caso da China apresenta um enigma. Os resultados empíricos que utilizam dados desagregados a nível de condado sugerem um padrão diferente. Discuto os canais potenciais do efeito duradouro, o enigma da China e as implicações para o crescimento da China a longo prazo.

Doutor Xinpeng Xu, Professor de Economia, Faculdade de Administração (Universidade Politécnica de Hong Kong, Hong Kong)

O Professor Xinpeng XU é Professor de Economia na Faculdade de Administração da Universidade Politécnica de Hong Kong, Hong Kong. O Professor Xu foi Professor Visitante em muitas universidades importantes do mundo e foi convidado para dar Palestras Públicas na Universidade de Pequim na China, na Universidade Charles (Tcheca) e na Universidade Jaguelônica (Polônia), entre outras. Ele recebeu bolsas de pesquisa competitivas do Hong Kong Research Grant Council. Recebeu o Prémio Docente por Desempenho Extraordinário no Ensino na Universidade Politécnica de Hong Kong e tem muitos anos de experiência no ensino ao nível de MBA, EMBA, DBA e Doutoramento em Gestão na China Continental e em Hong Kong. O Prof. Xu publicou muitos artigos em revistas internacionais de renome. O Professor Xu atuou como consultor para organizações internacionais como OCDE e APEC. Ele obteve seu Ph.D. em Economia pela Australian National University, Austrália.

Imagens: CEsA/Reprodução