Categories
Notícias

Professor Carlos Nuno Castel-Branco foi o keynote speaker da Conferência do IESE Moçambique

Professor Carlos Nuno Castel-Branco foi keynote speaker convidado da Conferência do IESE

 

O Professor Carlos Nuno Castel-Branco foi keynote speaker convidado da Conferência do IESE “Indústria Extractiva em Moçambique: Desafios, Sucessos e Perspectivas”, que teve lugar online nos dias 3 e 4 de agosto de 2021, junto com um vasto conjunto de participantes de Moçambique, África do Sul, Brasil, Portugal, Dinamarca, Holanda e Canadá, que se reuniram com o objectivo comum de debater o sector da indústria extractiva com particular foco no caso moçambicano (programa integral).

A Conferência foi organizada pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), em parceria com o Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC).

Para os que têm interesse, mas não conseguiram assistir, deixamos aqui os links das intervenções:

Clique aqui para aceder à abertura do evento e ao discurso do keynote speaker da conferência do IESE. Para um melhor acompanhamento do discurso, disponibilizamos também o link para o texto do keynote speech.

Economia extractiva e desafios de desenvolvimento em Moçambique – Um olhar sobre a Economia Política (painel 6)

Entrevista na STV – enfoque em economia extractiva e os paradoxos do sistema de acumulação – clique aqui.

 

Carlos Nuno Castel-Branco é um economista moçambicano nascido em Maputo, 1960. PhD (Doutor) em Economia (School of Oriental and African Studies, SOAS, Universidade de Londres), MSc (Mestre em Ciências) em Desenvolvimento Económico (Universidade de Oxford), MA (Mestre em Artes) em Desenvolvimento Industrial (Universidade de East Anglia), P-GD (Diploma de Pós-Graduação) em Desenvolvimento Económico (Universidade de East Anglia), Diploma de Graduação Superior em Estudos de Desenvolvimento (Universidade Eduardo Mondlane) Professor Associado Convidado no ISEG/ULisboa e na Universidade Nova de Lisboa, leccionando macroeconomia II (crescimento económico), globalização & desenvolvimento, teorias de desenvolvimento, política e políticas de desenvolvimento, desenvolvimento económico e economia política. É investigador integrado do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa e membro da Academia de Ciência de Moçambique, da Associação Moçambicana de Economistas, da Associação Portuguesa de Economia Política, e dos conselhos editoriais do Journal of Southern African Studies e da Review of African Political Economy. O seu foco de pesquisa actual é: paradoxos e limites de processos de acumulação de capital em África, em contextos pós-coloniais de desenvolvimento desigual do capitalismo na era da financeirização. Desse projeto de pesquisa mais amplo surgiram duas linhas de pesquisa em andamento, uma sobre financeirização e desindustrialização prematura no contexto africano e outra sobre finanças privadas internacionais e as dinâmicas da acumulação de capital em Moçambique.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt