Jessica Falconi apresenta o livro The Colonial Periodical Press

Jessica Falconi participa em webinar sobre o livro The Colonial Periodical Press in the Indian and Pacific Ocean Regions

A investigadora e Vice-presidente do CEsA, Professora Doutora Jessica Falconi, participará no Ciclo de Webinars 2023-2024, que terá lugar no dia 23 de Novembro, pelas 14h30 (link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/6604887674#success), para conversar sobre o livro The Colonial Periodical Press in the Indian and Pacific Ocean Regions, da série Routledge Studies in Cultural History. O livro foi co-editado por Jessica Falconi, Sandra Ataíde Lobo, Remy Dias e Dave A. Smith, e publicado em 2023 (disponível neste link). A edição é dedicada a esclarecer o papel crucial da imprensa periódica no avanço das culturas impressas coloniais e nos debates públicos nos oceanos Índico e Pacífico.

O Ciclo de Webinars é promovido pelo GIEIPC-IP – Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português.

Resumo – The Colonial Periodical Press in the Indian and Pacific Ocean Regions

The Colonial Periodical Press in the Indian and Pacific Ocean Regions é um empreendimento do International Group for Studies of Colonial Periodical Press of the Portuguese Empire (IGSCP-PE), que também investe em estudos comparativos e discussões conceituais. Movendo-se pelas costas urbanas dos oceanos Índico e Pacífico, aborda o papel crucial da imprensa periódica no desenvolvimento das culturas de impressão colonial e dos debates públicos nestas regiões. Ao centrar-se maioritariamente na imprensa de espaços e povos sob o domínio do Império Português, colmata uma lacuna bibliográfica nas discussões internacionais movidas pelo campo. O resultado reflecte um investimento na oferta de abordagens descentralizadas e desnacionalizadas às culturas impressas coloniais e às histórias da imprensa em estudo, funcionando como uma plataforma para diálogos regionais e perspetivas comparativas. Os estudos apresentados permitem uma melhor compreensão dos trânsitos e conexões de natureza imperial e transimperial, contribuindo para a consolidação de abordagens comparativas nos estudos dos impérios e colonialismos europeus.

Conheça a nossa investigadora

Jessica Falconi é Vice-Presidente do CEsA (Gestão 2023-2025). É investigadora doutorada no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. É doutorada em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles (Itália) “L’Orientale”, onde leccionou na área das literaturas lusófonas e da língua portuguesa. Entre 2010 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), tendo desenvolvido a sua investigação junto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, posteriormente, junto do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Em 2018 foi professora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões. Tem participado em diversos projetos de investigação e tem publicado em revistas nacionais e internacionais na área das literaturas e dos cinemas africanos de língua portuguesa, com especial enfoque na literatura moçambicana. É também tradutora de português para italiano, tendo traduzido diversas obras literárias de língua portuguesa.

Jessica Falconi é editora convidada da série Routledge Studies in Cultural History

Imagem: Reprodução