DecliNações: Género e nação nas literaturas e culturas africanas

Jéssica Falconi/CEsA organiza em coautoria com Doris Wieser o livro “DecliNações: Género e nação nas literaturas e culturas africanas de língua portuguesa”

A investigadora do CEsA, Jéssica Falconi, organiza em coautoria com Doris Wieser o livro “DecliNações: Género e nação nas literaturas e culturas africanas de língua portuguesa”, publicado pela editora Almedina em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

O livro propõe leituras críticas do nacional tomando o género como categoria orientadora. No foco de interesse estão os países africanos de língua oficial portuguesa, mas também, numa perspetiva comparatista, os diálogos com outros países africanos e com Portugal. As contribuições reunidas apresentam análises de obras literárias, fílmicas e artísticas, bem como de movimentos sociais, no intuito comum de refletir sobre a relação entre género e nação.

Clique aqui para aceder à página do livro

Mais sobre Jessica Falconi:

Jessica Falconi é investigadora doutorada no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. É doutorada em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles (Itália) “L’Orientale”, onde leccionou na área das literaturas lusófonas e da língua portuguesa. Entre 2010 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), tendo desenvolvido a sua investigação junto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, posteriormente, junto do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Em 2018 foi professora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões. Tem participado em diversos projetos de investigação e tem publicado em revistas nacionais e internacionais na área das literaturas e dos cinemas africanos de língua portuguesa, com especial enfoque na literatura moçambicana. É também tradutora de português para italiano, tendo traduzido diversas obras literárias de língua portuguesa.

Imagem: Reprodução CES