Jessica Falconi é a editora convidada da Revista Abriu 10

Jessica Falconi/CEsA é editora do dossiê n. 10 da Revista Abriu

A investigadora do CEsA Jessica Falconi é a editora convidada do dossiê número 10 da Revista “Abriu: estudos de textualidade do Brasil, Galícia e Portugal”, intitulado “Para além da Nação: outras ‘decliNações’ nas literaturas africanas”. A referida edição é dedicada às literaturas da África Lusófona.

O dossiê está disponível no site da Revista Abriu

Volume 10 da Abriu, a revista de Estudos Galegos e Portugueses da Universitat de Barcelona e da Cátedra José Saramago / CLP Instituto Camões, Universitat Autònoma de Barcelona, abre com uma monografia dedicada ao “Além da Nação”: Outras ‘Declensões’ nas Literaturas Africanas”, que inclui seis abordagens à evolução da perspectiva nacional nos estudos das Literaturas Africanas Lusófonas desde os anos 80 até ao presente. A secção “Miscelânea” inclui obras sobre Rosalía de Castro, Annette Meakin, Lúzia Romão e Lupe Gómez, e as novas tendências nos festivais literários portugueses. A secção “Espaço Aberto” resgata a versão galega de sete poemas de “Lírica inglesa” publicados por Ramón Cabanillas e alguns documentos da censura em 1975 sobre Sempre en Galiza de Castelao. A secção “Críticas” inclui notas sobre livros recentes de Chus Pato, José Rui Teixeira, sobre Estudos Ibéricos e Catalunha, e sobre uma tradução de Clarice Lispector para catalão.

Sobre a Investigadora:

Jessica Falconi é investigadora doutorada no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. É doutorada em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles (Itália) “L’Orientale”, onde leccionou na área das literaturas lusófonas e da língua portuguesa.

Entre 2010 e 2017 foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal), tendo desenvolvido a sua investigação junto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e, posteriormente, junto do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. Em 2018 foi professora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha) onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões.

Tem participado em diversos projetos de investigação e tem publicado em revistas nacionais e internacionais na área das literaturas e dos cinemas africanos de língua portuguesa, com especial enfoque na literatura moçambicana. É também tradutora de português para italiano, tendo traduzido diversas obras literárias de língua portuguesa.

Imagem: Reprodução