Isabel Castro Henriques organiza livro sobre Alfredo Margarido

Isabel Castro Henriques/CEsA assina a organização do livro “Ensaios Escolhidos de Alfredo Margarido. Vol. 1. Colonialismo, Resistência, Independência”

A investigadora do CEsA Isabel Castro Henriques assina a organização do livro “Ensaios Escolhidos de Alfredo Margarido. Vol. 1. Colonialismo, Resistência, Independência” (Almedina). O livro será lançado no dia 26 de abril, pelas 18h, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, com entrada livre. Mais informações no site da Biblioteca Nacional de Portugal (clique aqui).

Apresentação do livro “Ensaios Escolhidos de Alfredo Margarido. Vol. 1. Colonialismo, Resistência, Independência” (Almedina):

Este livro de Ensaios Escolhidos de Alfredo Margarido (volume I) – Colonialismo, Resistência, Independência, organizado por Isabel Castro Henriques, cuja edição e apresentação constituem também uma homenagem ao seu autor, reúne textos africanos escritos ao longo de décadas, entre 1964 e 2005, dispersos em muitas publicações de difícil acesso. Estes estudos põem em evidência a singularidade e atualidade das suas leituras relativas à África e às relações entre africanos e portugueses, relações que se foram desenvolvendo sobretudo no século XX, no quadro de um colonialismo português longo e doloroso, que se manteve até 1974.

O eixo central deste livro pode definir-se como uma história do colonialismo português em África, com base numa teoria inédita da prática pós-colonial. Numa primeira parte, apresentam-se textos do autor relativos ao processo de luta e de denúncia das mais diversas formas de dominação colonial, bem como os que dizem respeito às lutas pela independência, autonomia e estratégias de resistência. Numa segunda parte, analisam-se as ideologias de justificação do colonialismo. Assim, são escrutinadas as construções fabricadas com recurso à ciência e aos saberes disciplinares ou as que se definiram a partir de locais, práticas ou conceitos agregadores, como sucedeu quer na Casa dos Estudantes do Império, onde Alfredo Margarido foi um militante dinâmico e produtivo, marcado por uma dimensão cultural anticolonialista, quer no espaço imaginário da Lusofonia, esse conceito português, que, como ele próprio escreveu, emerge de uma «redescoberta da língua como Força Imperial».

Leia/Veja mais:

YouTube – Seminários de Estudos de Desenvolvimento 2022. 17 de março de 2022. Tema: “A África e o Mundo: circulação, apropriação e cruzamento de conhecimentos. Séculos XV-XX”. Oradora: Isabel Castro Henriques (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)

Isabel Castro Henriques/CEsA apresenta livro autoral “Os ‘Pretos do Sado’ – História e memória de uma comunidade alentejana de origem africana (Séculos XV-XX)”

Imagem: BNP/Reprodução