Colóquio “A Condição Negra, a História e Mário Domingues"

Isabel Castro Henriques/CEsA apresenta livro autoral “Os ‘Pretos do Sado’ – História e memória de uma comunidade alentejana de origem africana (Séculos XV-XX)”

A investigadora do CEsA Isabel Castro Henriques apresentará o livro de sua autoria “Os ‘Pretos do Sado’ – História e memória de uma comunidade alentejana de origem africana (Séculos XV-XX)” nesta quinta-feira (10 de fevereiro), a partir das 14h30, na Biblioteca Nacional de Portugal. A apresentação será na mesa “A Condição Negra, a História e as Ciências Sociais”, do Colóquio “A Condição Negra, a História e Mário Domingues”. Isabel divide a mesa com o historiador José Augusto Pereira e o antropólogo Nuno Domingos.

Ao final do evento, haverá o lançamento do livro “A Afirmação Negra e a Questão Colonial – Textos 1919-1928″, com apresentação da investigadora do Projecto AFRO-PORT Cláudia Castelo.

Mais informações no site do evento.

Isabel Castro Henriques é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Aposentada), onde leccionou entre 1974 e 2010. É Investigadora do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa desde 2012. Doutorada em História (História de África) pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne (1993), onde realizou a sua formação académica: DEA (1984), Maîtrise (1974), Licence em História (1973).

Algumas recentes actividades em destaque: Autora da Exposição “Os Africanos em Portugal: História e Memória (Séculos XV-XXI)” (Lisboa 2011); Comissária da Exposição “Njinga a Mbande e Aimé Césaire: Independência e Universalidade” (Luanda, 2013); Autora da Exposição “São Tomé e Príncipe – o Espaço e a História”, com Isaura Carvalho (São Tomé, 2015); Coordenadora Científica do Programa Museológico do Museu da Escravatura de Lagos (2014-2016) e do Programa Museológico do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro de Cacheu, Guiné-Bissau (2015-2016). Membro dos Conselhos Consultivos do Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas (Djass, Lisboa, 2018-) e do Projecto ReMapping History: Lisboa-Hamburg. Lugares de Memória pós-coloniais (Goethe Institut, Lisboa, 2019-). Presidente do Comité Português do Projecto UNESCO A Rota do Escravo, 1998-2014. Presidente do Centro de Estudos Africanos da FLUL, 2000-2012.