Doutorandos em Estudos de Desenvolvimento e investigadores do CEsA aprimoram boas práticas de escrita em retiro de escrita académica saudável
Alunos do Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PDED) (ISEG/ICS/IGOT/ISA) e investigadores do CEsA e do ISEG reuniram-se nos dias 22 e 23 de junho de 2022 em um retiro de escrita académica saudável. O Healthy Academic Writing Retreat foi facilitado pela Drª Joana Pais Zózimo (Lancaster University Management School) na Brotéria e contou com o apoio do CEsA.
Os dois dias de intensa aprendizam foram dedicados à metodologia Structured Writing Retreat (SWR), desenvolvida pela Professora Rowena Murray (University of the West of Scotland), e trazida para Portugal pela Drª Joana Pais Zózimo. Este método fornece o tempo, o espaço e a estrutura necessários para que os participantes possam progredir em projectos de redação académica, e ao qual Joana adicionou a vertente de saúde e bem-estar.
Joana Pais Zózimo explica que o diferencial da abordagem é o foco saudável e alegre, além de fornecer um espaço de escrita apoiado no compromisso dos participantes e na ausência de distrações. “O tempo de escrita amplo e focado é apoiado por movimentos e intervalos para lanches e refeições e oportunidades para discutir a escrita com o grupo de outros escritores”, diz Zózimo.
Alguns objetivos específicos da aprendizagem foram: melhorar a atitude em relação à prática de escrita, aumentar a confiança em enfrentar desafios académicos e reinterpretar quantidades significativas de escrita para produzir resultados realistas (definição de metas), diminuindo os níveis de estresse e ansiedade, e fornecer perspetivas nas realizações académicas (replicar o método), para além de estabelecer boas conexões colaborativas dentro do grupo participante.
Testemunhos sobre o Healthy Academic Writing Retreat
Silvia Amaral, aluna do 2º ano do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (ISEG/ICS/IGOT/ISA)
O Healthy Academic Writing Retreat foi uma experiência nova para mim. Foi a primeira vez que me juntei a um grupo para escrever, e escrever de forma estruturada. Embora eu tenha autodisciplina para o trabalho, aprendi a fazê-lo de uma maneira mais saudável e, portanto, eficaz. Os slots estruturados de 60 minutos de escrita ininterrupta passaram muito rápido. É, simultaneamente, tempo suficiente para obter um bom fluxo de escrita, mas não muito longo para ficar cansado ou entediado. E se você levantar a cabeça, verá seus colegas trabalhando focados e isso lhe dará motivação extra para continuar. Os intervalos de 20 minutos entre as sessões ajudam a descansar o cérebro e relaxar o espírito, com a oportunidade de conversar com os colegas sobre o trabalho ou qualquer outro assunto.
O local onde decorreu o workshop – um edifício histórico no centro de Lisboa – também contribuiu para o seu sucesso. Trabalhamos melhor em um local agradável com muita luz natural, boa ventilação, cercado de uma bela decoração e em boa companhia de colegas motivados. No geral foi uma experiência muito boa, também graças à liderança calma e organizada da facilitadora, e teve um impacto muito positivo na minha produção, não só durante esses dois dias, mas também pela forma como vou organizar o meu trabalho daqui para a frente. Obrigado CEsA por organizar isso!
Cosmas A. BA-ANA-ITENEBE, aluno do 2º ano do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (ISEG/ICS/IGOT/ISA)
Achei o retiro de escrita muito enriquecedor e orientado ao foco. A metodologia foi bastante original e inovadora, o que realmente faz com que você se concentre e escreva. O fato de também estar na companhia de outras pessoas focadas realmente o impulsiona a escrever e se envolver. As pausas curtas e lanches saudáveis foram realmente incríveis. Também achei que o local escolhido para o retiro foi ótimo. O fato de outras pessoas irem lá para estudar deu mais sabor ao retiro e colocou-nos em modo de estudo. O fato de a Joana não ser apenas uma facilitadora, mas também participar da redação e compartilhar sua experiência foi único e surpreendente.
No entanto, para mim, pensei que aprenderia técnicas de escrita. Sugiro aos facilitadores e organizadores ajudarem os participantes a se prepararem com antecedência, como fazer algumas pesquisas iniciais para saber sobre o que e como os participantes escrevem.
Xin Su, aluna do 1º ano do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (ISEG/ICS/IGOT/ISA)
No Healthy Academic Writing Retreat escrevemos juntos, estabelecemos metas concretas e nos dedicamos à escrita, o que me ajudou muito. O ambiente da oficina também foi muito descontraído e agradável, e a professora foi muito gentil e cuidou do progresso de cada aluno. Também foi uma experiência muito agradável conversar com meus colegas entre as sessões de redação e no almoço.
Dicas de Joana Pais Zózimo para uma escrita académica saudável
Objetivos de escrita:
- Tenha uma ideia clara do projeto de redação em que deseja trabalhar.
- Esboce um plano básico (talvez esboce uma meta/resultado final) para as sessões de redação planeadas; se não tiver certeza do que deseja alcançar, gaste cerca de 20 a 30 minutos escrevendo ou fazendo mapas mentais.
- Complete a leitura relevante e faça anotações.
- Faça download de todos os materiais necessários para evitar visitas desnecessárias à internet.
Objetivos de bem-estar:
- Faça o que puder para garantir um ambiente confortável e livre de distrações:
- Certifique-se de que os outros saibam quando está ocupado e quando está de folga.
- Certifique-se de que o espaço de trabalho é o mais ergonômico possível e que tudo o que é preciso está à mão (por exemplo, notas, artigos, papel para anotações, canetas, lápis, etc.).
- Planeie lanches e bebidas saudáveis e nutritivos com antecedência para que possa apreciá-los sem pressa. Evite alimentos muito pesados ou doces.
Para mais informações, contacte: zozimojoana@gmail.com (e-mail), +351 962392825 ou +447578609287 (whatsapp).
Autor e imagens: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)