Development Studies Workshops 2025 | Ambiente, Alterações Climáticas e Desenvolvimento
Os Development Studies Seminars são uma iniciativa que, desde 1991, promove a investigação conduzida nas áreas de estudo do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) do ISEG e do Programa de Doutoramento em Development Studies (PDED) da Universidade de Lisboa
Development Studies Workshops 2025
Tema: Ambiente, Alterações Climáticas e Desenvolvimento
Data: 8 de Abril de 2025 (terça-feira)
Hora: 18h
Local: Sala Novo Banco, Ed. Quelhas – ISEG (Ed. Quelhas, 4º Piso, Rua do Quelhas 6, 1200-781, Lisboa, Portugal)
Comunicação 1: Conservação da Biodiversidade vs Desenvolvimento Local: uma abordagem para a integração da biodiversidade no sector da agricultura em Moçambique (oradora: Máriam Abbas, CEsA e Observatório do Meio Rural, Moçambique)
Comunicação 2: Climate Change, Environment, and Public Health. Understanding the morbidity and mortality circle in Southeast Nigeria (oradores: Vincent Agulonye, CEsA, e Daniel Adayi, CEsA)
Comunicação 3: Entre Clima e a Terra: Percepções e práticas dos pequenos agricultores de Santo Antão (oradores: Sónia Frias, CEsA e ISCSP, e Arlindo Fortes, CEsA)
Evento presencial e com entrada livre
Sobre os oradores
Máriam Abbas é doutora em Estudos de Desenvolvimento, pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal. É membro da Direcção e pesquisadora do Observatório do Meio Rural (OMR), em Maputo, Moçambique. Coordena, no OMR, a linha de pesquisa “Ambiente e Meio Rural”. As suas principais áreas de interesse incluem segurança alimentar, soberania alimentar, sistemas de produção, mudanças climáticas, desenvolvimento rural e políticas agrárias.
Vincent Agulonye é investigador do CEsA. É doutor em Estudos de Desenvolvimento pelo ISEG, Universidade de Lisboa. Neste momento, está envolvido no estudo das tendências de desenvolvimento no setor privado da Nigéria (especialmente na indústria de manufatura) em Anambra.
Daniel Adayi é padre missionário católico e investigador do CEsA. Obteve o doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pelo ISEG, Universidade de Lisboa, em 2019. Sua investigação atual se concentra na interação de instituições na gestão de alimentos e recursos hídricos em economias emergentes. Adayi mora em Londres e é o pároco da igreja Saint Michael and Matin, Hounslow.
Sónia Frias é Doutora em Ciências Sociais – especialização em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) – UTL. Professora Auxiliar com nomeação definitiva no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/ULisboa). Investigadora no CEsA. Presidente da Comissão Africana da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Arlindo Fortes é Doutorando em Estudos de Desenvolvimento pelo ISEG. É Professor Assistente da Universidade de Cabo Verde onde foi vogal do conselho diretivo e coordenador dos cursos de graduação da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais. A sua investigação está focada em economia política, economia agrária, mudança agrária e transformação rural, desenvolvimento agrário e rural, políticas públicas e segurança alimentar.
Descarregue o programa completo
Leia mais:
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução