Sónia Frias – CEsA

E-mail de contacto

sn.frias@gmail.com

Nota biográfica

Doutora em Ciências Sociais – especialização em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) – UTL. A tese de doutoramento versou questões de Género e Economia Informal na Cidade de Maputo. Mestre Em Relações Interculturais – Universidade Aberta. A dissertação de mestrado versou a questão das Representações Identitárias de Mulheres da Comunidade Islâmica de Lisboa. Bolseira Erasmus na Universidade de Pisa, Itália onde realizou a monografia de licenciatura sob orientação do Prof. Catedrático Enrico Talliani. A monografia versou o processo de cooperação da Diocese de Livorno para a sedentarização dos Wagogo, uma etnia tanzaniana da região de Chikopelo/Dodoma. Professora Auxiliar com nomeação definitiva no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/ULisboa). Investigadora no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, do Instituto Superior de Economia e Gestão (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa). Presidente da Comissão Africana da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Publicações recentes

Artigo em revista

Sónia Frias. “Apontamento em torno do conceito de Bairro: um olhar sobre os bairros de Maputo”. Neighbourhood & City – Between digital and analogue perspectives | Bairro & Cidade – Entre perspetivas digitais e analógicas. CyberParks Project. Series Culture and Territory 3 (2019): 221-234.

Capítulo de livro

Sónia Frias. “Mulheres em contextos subsarianos. Breve nota sobre os seus mundos e as suas circunstâncias”. In Falar de Mulheres. Dez anos depois. 2017. Publicado

Edição de livro

Sónia Frias. “Mulheres na Esteira, Homens na Cadeira” Por quanto tempo? Mulheres, economia informal e mudança Cultural: estudo realizado na cidade de Maputo. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. 2006. Publicado.

Áreas de Investigação

Antropologia do Desenvolvimento; Género e Desenvolvimento; Populações e Desenvolvimento; Rural-urban links in Africa; Transição Urbana em África.

Ciência ID

3D1B-A7D5-1D2F

ORCID ID

0000-0002-9259-8286

Página alternativa

Linha de Investigação

1 – Economia, Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Contact E-mail

sn.frias@gmail.com

Short Biography

PhD in Social Sciences – specialization in Anthropology from the Higher Institute of Social and Political Sciences (ISCSP) – UTL. The doctoral thesis dealt with issues of Gender and Informal Economy in Maputo City. Master in Intercultural Relations – Open University. The master’s dissertation dealt with the issue of the Identity Representations of Women in the Islamic Community of Lisbon. Erasmus scholarship holder at the University of Pisa, Italy where she completed her degree monograph under the supervision of Prof. Professor Enrico Talliani. The monograph dealt with the cooperation process of the Diocese of Livorno for the sedentarization of the Wagogo, a Tanzanian ethnic group from the Chikopelo/Dodoma region. Assistant Professor with permanent appointment at the Higher Institute of Social and Political Sciences (ISCSP/ULisboa). Researcher at the Centre for African and Development Studies, of the Lisbon School of Economics and Management (CEsA/ISEG/CSG/ULisboa). President of the African Commission of the Lisbon Geography Society.

Latest Publications

Journal paper

Sónia Frias. “Apontamento em torno do conceito de Bairro: um olhar sobre os bairros de Maputo”. Neighbourhood & City – Between digital and analogue perspectives | Bairro & Cidade – Entre perspetivas digitais e analógicas. CyberParks Project. Series Culture and Territory 3 (2019): 221-234.

Book chapter

Sónia Frias. “Mulheres em contextos subsarianos. Breve nota sobre os seus mundos e as suas circunstâncias”. In Falar de Mulheres. Dez anos depois. 2017. Publicado

Book edition

Sónia Frias. “Mulheres na Esteira, Homens na Cadeira” Por quanto tempo? Mulheres, economia informal e mudança Cultural: estudo realizado na cidade de Maputo. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. 2006. Publicado.

Alternative Web-page

Research fields

Developmental Anthropology; Gender and Development; Populations and Development; Rural-Urban Links in Africa; Urban Transition in Africa.

Ciência ID

3D1B-A7D5-1D2F