Ciclo de Cinema e Descolonização regressa ao ISEG a 9/11
Categories
Notícias

Ciclo de Cinema e Descolonização inaugura mostra de filmes no âmbito da exposição ‘Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário’, com primeira sessão a 9 de Novembro no ISEG

 

O Ciclo de Cinema e Descolonização regressa com uma nova temporada 2024/2025, trazendo sessões mensais em formato cineclube para explorar os legados e as memórias da descolonização. A iniciativa decorre paralelamente à exposição Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário, patente no Museu Nacional de Etnologia.

A primeira sessão, marcada para 9 de novembro, às 10h, no Auditório 2 do ISEG (Rua do Quelhas 6, Edifício Quelhas, 2º Piso – Claustro), exibe o filme Independência (Fradique, 2016, Angola, 105 min). A obra apresenta as memórias da situação colonial em Angola, revela os passos iniciais da luta de libertação e percorre alguns dos seus principais cenários. O debate pós-filme terá a participação de Ana Paula Tavares, poeta, professora e historiadora.

As sessões terão lugar de novembro de 2024 a junho de 2025, com projeções no Auditório 2 do ISEG. Cada exibição contará com a presença de artistas envolvidos na realização dos filmes, bem como de investigadores e moderadores indicados pelo CEsA.

Sobre o filme Independência
A 11 de Novembro de 1975 Angola proclamou a independência, 14 anos depois do início da luta armada contra o domínio colonial português. O regime de Salazar recusava qualquer negociação com os independentistas, aos quais restava a clandestinidade, a prisão ou o exílio. Quando quase toda a África celebrava o fim dos impérios coloniais, Angola e as outras colónias portuguesas seguiam um destino bem diferente. Só após o golpe militar de 25 de Abril de 1974 ter derrubado o regime, Portugal reconheceu o direito dos povos das colónias à autodeterminação.

Os anos de luta evocados em “Independência” determinaram o rumo de Angola após 1975. Opções políticas, conflitos internos e alianças internacionais começaram a desenhar-se durante a luta anti-colonial. As principais organizações (FNLA e MPLA e, mais tarde, UNITA) nunca fizeram uma frente comum e as suas contradições eram ampliadas pelo contexto da Guerra Fria. A independência foi proclamada já em clima de guerra, mas com muita emoção e orgulho, como é contado no filme.

Produção: Associação Tchiweka de Documentação e Geração 80
Realização: Mário Bastos (Fradique)
Produção: Paulo Lara e Jorge Cohen
Consultoria histórica: Conceição Neto
Investigação: Conceição Neto, Paulo Lara e Mário Bastos (Fradique)
Guião: Mário Bastos (Fradique), Conceição Neto e Paulo Lara
Direcção de fotografia: Kamy Lara
Edição: Charles Alexander, Kamy Lara e Zeno Monyak
Música: Victor Gama
Narrador: Kalaf Epalanga
Voz de Deolinda Rodrigues: Elizângela Rita

 

Sobre o Ciclo de Cinema e Descolonização
Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. O projeto visa criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões. Tem coordenação da investigadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e curadoria da investigadora e realizadora moçambicana Isabel Noronha (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e do cineasta Camilo de Sousa.

Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Isabel Castro Henriques (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa), Joana Pereira Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa)
Colaboração: Luca Fazzini e João Moreira Silva
Apoio: CEsA/CSG/ISEG/ULisboa

 

Leia mais:

Independência – Website da Associação Tchiweka de Documentação

Exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário” patente no Museu Nacional de Etnologia até 2 de novembro de 2025

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações da Associação Tchiweka de Documentação
Imagem: CEsA/Reprodução


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt