Ciclo de Cinema e Descolonização exibirá o documentário moçambicano Uma Memória em Três Atos, a 8 de março no ISEG, com entrada livre
A temporada 2024/2025 do Ciclo de Cinema e Descolonização decorre desde novembro de 2024, promovendo sessões em formato cineclube para explorar os legados e as memórias da descolonização. A próxima sessão, marcada para 8 de março, contará com a exibição da produção moçambicana Uma Memória em Três Atos (Inadelso Cossa, 2016, 64 min), galardoada em festivais internacionais de cinema, como o renomado Festival de Zanzibar – um dos mais importantes de África, e o Afrikafilm Festival – respeitado festival de cinema africano na Europa. O documentário será exibido às 10h, no Auditório 2 do ISEG (Rua do Quelhas 6, Edifício Quelhas, 2º Piso – Claustro), com entrada livre.
Após a projeção do filme, será realizado um debate com a participação de convidados do CEsA (a confirmar).
Sinopse – Uma Memória em Três Atos (Inadelso Cossa, 2016, Moçambique, 64 min)
Uma Memória em Três Atos é um filme sobre o trauma pós-colonial e a crise da memória colectiva, no qual personagens anónimos embarcam numa jornada ao seu passado colonial para sarar essa ferida aberta. Antigos prisioneiros políticos regressam ao local onde foram torturados para confrontar o fantasma colonial e enfrentar o seu trauma pós-tortura. Um filme-ensaio sobre colonialismo e violência que questiona o dever de memória.
Ficha Técnica
Produçao: 16mmfilmes (Moçambique)
Coprodução: Weltfilm Gmbh (Alemanhã)
Realização: Inadelso Cossa
Fotografia: Inadelso cossa
Som: Moises Langa
Montagem: Memmo Boerema / Inadelso Cossa
Prémios
Prize of Flemish Committion for Unesco for best documentary at Afrikafilm festival Leuvren Belgian 2020
Especial Jury Prize no Festival Internacional de Cinema de Zanzibar 2018, Tanzania
Menção Honrosa no Festival Internacional do Filme Etnografico do Recife 2017, Brasil
Sobre o Ciclo de Cinema e Descolonização
As sessões do Ciclo de Cinema e Descolonização prolongar-se-ão até junho de 2025, com projeções a decorrer no Auditório 2 do ISEG. Esta iniciativa decorre paralelamente à exposição Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário, patente no Museu Nacional de Etnologia até 2 de novembro.
Consulte a programação:
Urge entender a descolonização como um processo ainda em curso, que é preciso aceitar e integrar na dinâmica social, política, cultural e pessoal. O projeto visa criar um espaço de partilha, aberto e dinâmico, em que possam surgir memórias, narrativas, diálogos e reflexões. Tem coordenação da investigadora Jessica Falconi (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa) e curadoria da investigadora e realizadora moçambicana Isabel Noronha (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa) e do cineasta Camilo de Sousa.
Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa) e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Isabel Castro Henriques (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa), Joana Pereira Leite (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa)
Colaboração: Luca Fazzini e João Moreira Silva
Apoio: CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG/ULisboa
Leia mais:
Uma Memória em Três Atos – Site do NILUS/CEsA
Ciclo de Cinema e Descolonização | Projeção do Filme “Memória em Três Actos” – Site do ISEG
Uma Memória em Três Atos – Trailer no YouTube
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagem: CEsA/Reprodução