Mundo Crítico nº6 - CEsA
Categories
Notícias

Mundo Crítico nº6 – Revista de Desenvolvimento e Cooperação

Mundo Crítico Nº6 capa

 

A Mundo Crítico nº6 tem aberta chamada para contribuições até ao próximo dia 31 de maio. Nesta sexta edição, procura-se reunir reflexões sobre os desafios das diferentes esferas do espaço cívico e as implicações que têm no Desenvolvimento, explorando as suas múltiplas dimensões e a forma como as ONG e outros grupos procuram ultrapassar obstáculos e ampliar o seu raio de atuação.

Como se define o espaço cívico nas diferentes sociedades? Que mecanismos e práticas têm sido levados a cabo para reivindicar uma maior abertura do espaço cívico, em diferentes contextos? A crise pandémica agravou as restrições à sociedade civil à escala global? Que impacto terão essas restrições no futuro? Como actuam as ONG, organizações sociedade civil e os movimentos cívicos mais informais na esfera pública? Que novas expressões vêm assumindo a participação de grupos informais na esfera pública?

Estas são algumas questões de partida para a construção da Mundo Crítico nº6 – Espaço Cívico. O espaço cívico é um dos pilares centrais das democracias plenas e abertas. O nível de liberdade com que os cidadãos e cidadãs se organizam, participam e intervêm numa sociedade é um dos principais indicadores da qualidade do espaço cívico e da democracia. Através da liberdade de associação – a uma organização, grupo ou partido político, por exemplo; de reunião e de expressão, podemos reivindicar direitos, influenciar políticas públicas e até moldar estruturas políticas e sociais.

Se está interessado em participar, não hesite. Consulte o regulamento da edição e faça parte do projeto.

A Mundo Crítico – Revista de Desenvolvimento e Cooperação – é uma publicação híbrida conjunta da ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos e do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento.

Pode consultar os volumes anteriores da Mundo Crítico aqui.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt