CEsA convida para uma sessão de Cine Debate a 18 de setembro

CEsA dá as boas-vindas ao ano letivo 2024/25 com uma sessão de Cine Debate a 18 de setembro

O CEsA – Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CSG/ISEG/ULisboa) dará as boas-vindas aos alunos do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e ao ano letivo 2024/2025 com um Cine Debate e a projeção do documentário A Place Once Called Home, no dia 18 de setembro de 2024, às 18h, no Auditório 2 do ISEG (Lisboa, Portugal). A entrada é livre e o evento é aberto a toda a comunidade interna e externa ao ISEG.

Após a projeção do documentário, segue-se um debate com a presença do Professor Doutor Olayinka Ajala (Leeds Beckett University), a professora do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional Susana Brissos (ISEG-ULisboa) e os investigadores do CEsA e doutorandos em Estudos de Desenvolvimento Cosmas Ba-Ana-Itenebe (ISEG-ULisboa) e Sílvia Amaral (ISEG-ULisboa) .

Sobre o documentário

A Place Once Called Home (26 min) é realizado por Deji Akinpelue no âmbito do projeto de investigação “Sustainable agriculture in Nigeria: Understanding the link between conflict (and terrorism) and climate change in farmers’ displacement and livelihood transformation”. O projeto é liderado pelo Professor Doutor Olayinka Ajala (Leeds Beckett University), Professor Taibat Lawanson (University of Lagos), Doutor Joseph Ochogwu (Institute for Peace and Conflict Resolution, Nigeria) e Nathaniel Awuapila (Centre for Innovation and Research in Nigeria). O objetivo é investigar até que ponto alguns factores, nomeadamente as alterações climáticas, o terrorismo e os conflitos entre agricultores e pastores, têm contribuído para deslocamentos forçados na Nigéria. Também almeja compreender como as comunidades agrícolas estão a transformar os seus meios de subsistência.

Sinopse

O documentário intitulado A Place Once Called Home é um dos resultados da investigação, que destaca as experiências vividas pelos agricultores, as razões para a migração e deslocamento forçados e a consequente transformação dos meios de subsistência na Nigéria.

Sobre o debate

Convidado: Professor Doutor Olayinka Ajala (Leeds Beckett University). Ajala é professor sénior de Política e Relações Internacionais na Leeds Beckett University e Fellow da Higher Education Academy. Possui doutoramento em Política pela Universidade de York e Mestrado em Globalização e Desenvolvimento pelo Institute of Development Studies, Universidade de Sussex.

Moderadora: Professora Doutora Susana Brissos (ISEG-ULisboa). Brissos é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Economia do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Portugal, e investigadora do CEsA. Completou o doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, o mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e a licenciatura em Economia no ISEG.

Orador: Doutorando Cosmas Aloyie Ba-Ana-Itenebe (ISEG-ULisboa). Ba-Ana-Itenebe tem formação em Ciência Política, Diploma Internacional em Assistência Humanitária pela Fordham University, EUA, e Mestrado em Conflito, Governança e Desenvolvimento Internacional na University of East Anglia, Reino Unido. Atualmente, é candidato ao doutoramento em Estudos de Desenvolvimento no ISEG (Universidade de Lisboa) e investigador do CEsA (CSG/ISEG-ULisboa). A sua tese de doutoramento explora as barreiras estruturais e as estratégias de enfrentamento das pessoas deslocadas internamente pela insurgência do Boko Haram na Nigéria.

Oradora: Doutoranda Sílvia Amaral (ISEG/ULisboa). Amaral é doutoranda em Estudos do Desenvolvimento no ISEG (Universidade de Lisboa) e investigadora bolseira do CEsA (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa).

Imagens: CEsA/Reprodução