"Desafios para Moçambique 2022" (IESE) - Castelo Branco (C.N.)

Carlos Nuno Castel-Branco/CEsA é coorganizador do livro “Desafios para Moçambique 2022” (IESE), com capítulos de autoria de investigadores do CEsA

Desafios para Moçambique - CNB

O investigador do CEsA Carlos Nuno Castel Branco é coorganizador principal do livro “Desafios para Moçambique 2022” (IESE), juntamente com Rosimina Ali, Sérgio Chichava, Salvador Forquilha e Carlos Muianga. O livro é a 13ª edição da série “Desafios para Moçambique”, iniciada em 2009 pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), em Maputo, e está disponível electronicamente para download gratuito (clique aqui para aceder).

A publicação conta ainda com a contribuição de cinco capítulos de autoria de investigadores do CEsA, nomeadamente:

• “Descolonizar os Estudos Urbanos em África: Conflitos armados e sustentabilidade urbana em Cabo Delgado” (Sílvia Amaral, p. 57)
  • “Estudando a Economia a partir da Análise das Crises” (Carlos Nuno Castel-Branco, p. 152)
  • “Financeirização, Afunilamento da Base Produtiva e Capitalismo Nacional em Moçambique” (Carlos Nuno Castel-BrancoDiogo Maia, p. 175)
  • “Classe, Política e Processos de Acumulação Dinâmicos em Torno do Projecto Sino-Moçambicano de Arroz no Baixo Limpopo 2005-2014” (Ana Sofia Ganho, p. 252)
  • “Alternativas Africanas ao Desenvolvimento e ao Impacto da Globalização – Notas Críticas Soltas” (Carlos Nuno Castel-Branco, p. 459).

Mais sobre o autor:

Economista moçambicano (nascido em Maputo, 1960). PhD (Doutor) em Economia (School of Oriental and African Studies, SOAS, Universidade de Londres), MSc (Mestre em Ciências) em Desenvolvimento Económico (Universidade de Oxford), MA (Mestre em Artes) em Desenvolvimento Industrial (Universidade de East Anglia), P-GD (Diploma de Pós-Graduação) em Desenvolvimento Económico (Universidade de East Anglia), Diploma de Graduação Superior em Estudos de Desenvolvimento (Universidade Eduardo Mondlane) Professor Associado Convidado no ISEG/ULisboa e na Universidade Nova de Lisboa, leccionando macroeconomia II (crescimento económico), globalização & desenvolvimento, teorias de desenvolvimento, política e políticas de desenvolvimento, desenvolvimento económico e economia política. É investigador integrado do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa e membro da Academia de Ciência de Moçambique, da Associação Moçambicana de Economistas, da Associação Portuguesa de Economia Política, e dos conselhos editoriais do Journal of Southern African Studies e da Review of African Political Economy. O seu foco de pesquisa actual é: paradoxos e limites de processos de acumulação de capital em África, em contextos pós-coloniais de desenvolvimento desigual do capitalismo na era da financeirização. Desse projeto de pesquisa mais amplo surgiram duas linhas de pesquisa em andamento, uma sobre financeirização e desindustrialização prematura no contexto africano e outra sobre finanças privadas internacionais e as dinâmicas da acumulação de capital em Moçambique.

Imagem: CEsA/Reprodução