Alberto Oliveira Pinto - 5.ª Edição do Curso Livre História de Angola

Alberto Oliveira Pinto/CEsA coordena a 5ª edição do Curso Livre História de Angola

O Professor Doutor e investigador do CEsA Alberto Oliveira Pinto é o coordenador da 5.ª Edição do Curso Livre História de Angola, que está com inscrições abertas. A decorrer em sucessivas edições desde 2018, esta 5ª edição irá ocorrer entre fevereiro e julho de 2022 (sempre às terças-feiras, às 18h). Este ano, a sessão inaugural terá lugar no dia 15 de fevereiro.

O curso é resultado de uma organização conjunta entre a Mercado de Letras Editores e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA). Atendendo à situação de pandemia, a 5.ª Edição do Curso Livre História de Angola decorrerá num sistema misto, de sessões presenciais e online, permitindo assim a inscrição de alunos não residentes em Lisboa.

Mais informações podem ser consultadas no site da UCCLA

5ª Edição do Curso Livre História de Angola
De fevereiro a agosto de 2022, às terças-feiras (18h)
Sessões online e presencial
Inscrições abertas: https://goo.gl/forms/JrXJ26RYtkzJHkNm2
Plano de Estudos: https://www.uccla.pt/sites/default/files/programa_5_curso_historia_de_angola_fev_agosto2022.pdf
Contacto: cursohistoriaangola@gmail.com

Sobre Alberto Oliveira Pinto:

Grau de Doutor (2010) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese Representações Coloniais. História e Literatura. Angola, os Angolanos e suas Culturas (1924-1939), obtido com a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor por unanimidade do júri. Grau de Mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese Cabinda e as Construções da sua História (1783-1887), obtido com a classificação de Muito Bom por unanimidade do júri. Licenciatura em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1986).

Actualmente, desenvolve actividade como docente do Mestrado de Estudos Africanos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e como docente do Mestrado de Estudos de Desenvolvimento (Development Studies) no ISEG/ULisboa. Participa na qualidade de investigador no projecto “Portugal no Mundo – Descobrimentos, Fronteiras e Utopias (séculos XV-XXI)” – Programa de Estudos Imagética-Projecto CH-UL-2015-2017 (Investigador responsável: Maria Leonor García da Cruz, CH/UL). É autor de História de Angola. Da Pré-História ao Início do Século XXI, a primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola, publicada em primeira edição, pela Mercado de Letras Editores, em 2016.

Imagem: Reprodução