Alberto Oliveira Pinto

Tipo:

Integrado

Nota biográfica

Grau de Doutor (2010) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese Representações Coloniais. História e Literatura. Angola, os Angolanos e suas Culturas (1924-1939), obtido com a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor por unanimidade do júri. Grau de Mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese Cabinda e as Construções da sua História (1783-1887), obtido com a classificação de Muito Bom por unanimidade do júri. Licenciatura em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1986). Actualmente, desenvolve actividade como docente do Mestrado de Estudos Africanos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e como docente do Mestrado de Estudos de Desenvolvimento (Development Studies) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Participa na qualidade de investigador no projecto “Portugal no Mundo – Descobrimentos, Fronteiras e Utopias (séculos XV-XXI)” – Programa de Estudos Imagética-Projecto CH-UL-2015-2017 (Investigador responsável: Maria Leonor García da Cruz, CH/UL). É autor de História de Angola. Da Pré-História ao Início do Século XXI, a primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola, publicada em primeira edição, pela Mercado de Letras Editores, em 2016.

Áreas de Investigação
  • Representações Coloniais
  • História Colonial
  • Literatura
  • Angola
Type:

Integrated

Short Biography

Degree of Doctor (2010) in History of Africa by the Faculty of Humanistic of the University of Lisbon with the thesis of Colonial Representations. History and Literature. Angola, the Angolans and their Cultures (1924-1939), obtained with the classification of Approved with Distinction and Praise by unanimity of the jury. Master’s Degree (2004) in History of Africa by the Faculty of Humanistic of the University of Lisbon with the thesis Cabinda and the Constructions of his History (1783-1887), obtained with the Very Good classification by unanimity of the jury. Degree in Law from Universidade Católica Portuguesa (1986). He is currently working as a lecturer in the Master of African Studies at the Faculty of Humanistic of the University of Porto (FLUP) and as a lecturer in the Master’s Degree in Development Studies at the Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). He participated as researcher in the project “Portugal no Mundo – Descobrimentos, Fronteiras e Utopias (séculos XV-XXI)” – Programa de Estudos Imagética-Projecto CH-UL-2015-2017 (as principal researcher with Maria Leonor García da Cruz, CH/UL). He is author of the book História de Angola. Da Pré-História ao Início do Século XXI, 1st edition, Ed. Mercado de Letras Editores, 2016.