Endividamento externo e crise financeira em África - CEsA
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 9/1988: Endividamento externo e crise financeira em África

Working Paper 9/1988: Endividamento externo e crise financeira em África


Título: Working Paper 9/1988: Endividamento externo e crise financeira em África

Autor(es): Brito, Paulo

Data de Publicação: Fev-1988

Editora: ISEG - CEsA

Citação: Brito, Paulo. 1988. “Endividamento externo e crise financeira em África” . Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA - Documentos de Trabalho nº 9/1985.

Resumo: O tema do endividamento externo e da crise financeira da África é em termos gerais, simultaneamente demasiado complexo e demasiado recente para que possa ser tratado com a profundidade desejável, para mais um trabalho deste tipo. Não obstante, é uma das vertentes mais importantes da situação particularmente difícil que vive a África neste momento podendo mesmo dizer-se que a partir dela se gera um novo tipo de integração global do Continente no Sistema Económico Mundial, não só pelos efeitos recessionistas a que o pagamento do serviço da dívida irá conduzir, mas também pela organização das economias em produtoras de divisas a todo o preço, pela mão do FMI. Isto se se admitir que não haverá uma alteração radical do Sistema Financeiro mundial o que é improvável. Vamos, portanto, analisar quais as características actuais do processo de endividamento dos PVD’s (I parte) e a forma como a África se enquadra neste processo (II parte). Por fim, tenta-se uma tipologia das situações de endividamento em África, para distinguir problemas particulares de endividamento do “problema” geral (III parte).

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/24168

Categoria: Working paper

Resumo:

O tema de Endividamento externo e da crise financeira da África é em termos gerais, simultaneamente demasiado complexo e demasiado recente para que possa ser tratado com a profundidade desejável, para mais um trabalho deste tipo. Não obstante, é uma das vertentes mais importantes da situação particularmente difícil que vive a África neste momento podendo mesmo dizer-se que a partir dela se gera um novo tipo de integração global do Continente no Sistema Económico Mundial, não só pelos efeitos recessionistas a que o pagamento do serviço da dívida irá conduzir, mas também pela organização das economias em produtoras de divisas a todo o preço, pela mão do FMI. Isto se se admitir que não haverá uma alteração radical do Sistema Financeiro mundial o que é improvável. Neste estudo vamos, portanto, analisar quais as características actuais do processo de endividamento dos PVD’s (I parte) e a forma como a África se enquadra neste processo (II parte). Por fim, tenta-se uma tipologia das situações de endividamento em África, para distinguir problemas particulares de endividamento do “problema” geral (III parte).

 

Citação:

Brito, Paulo. 1988. “Endividamento externo e crise financeira em África” . Instituto Superior de Economia e Gestão. CEsA – Documentos de Trabalho nº 9/1985.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt