Nota de pesar em memória do Professor Doutor Eugénio Lisboa
O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA), no quadro da sua linha de pesquisa em História, Culturas e Identidades, manifesta as suas condolências pela perda de um grande Mestre da Língua e da Crítica Portuguesa, o Professor Doutor Eugénio Lisboa. Neste contexto, divulgamos e associamo-nos ao seguinte Obituário de autoria da Professora Doutora Ana Mafalda Leite, a quem muito agradecemos.
PROFESSOR DOUTOR EUGÉNIO LISBOA
In Memoriam a Eugénio Lisboa 1930-2024
Eugénio Lisboa nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo), em 1930. Apesar da formação académica em Engenharia Eletrotécnica, manteve uma estreita ligação à cultura e à literatura, tendo abraçado a docência universitária em Literatura Portuguesa, a par da crítica literária e da produção ensaística e poética. Licenciou-se no Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Regressando a Lourenço Marques em 1955, aí trabalhou como engenheiro, na Câmara Municipal da Beira.
A partir de 1958 e até 1976, passou a trabalhar na indústria petrolífera (TOTAL, SONAP e SONAREP). Simultaneamente a esta actividade profissional, dedicou-se a uma intensa actividade cultural que criou as bases para uma crítica literária em Moçambique, colaborando em jornais, rádio e cineclube.
Ensinou Análise da Narrativa e Literatura Portuguesa na Universidade Eduardo Mondlane e na UNISA em Pretória. Entre 1976 e 1995, ensinou na Universidade de Estocolmo e foi Conselheiro Cultural na embaixada de Portugal em Londres (17 anos). Foi presidente da Comissão Nacional da UNESCO (1995-1998) e Professor Catedrático Visitante da Universidade de Aveiro.
Tem uma vasta obra ensaística sobre literatura, com incidência especial sobre a Presença e José Régio, vários livros de poesia, volumes de memórias e diários. Foi distinguido com prémios literários na poesia, no ensaísmo e no memorialismo. Recebeu o título de doutor honoris causa pelas universidades de Nottingham e de Aveiro e condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.
Em 2011 foi-lhe dedicada a obra justamente intitulada “Eugénio Lisboa – Vário, Intrépido e Fecundo” organizada por Otília Pires Martins e Onésimo Teotónio de Almeida.
Autoria: Professora Doutora Ana Mafalda Leite (CEsA/CSG/ISEG-ULisboa)
Imagem: Reprodução