Populismo: conceptualização do fenómeno - CEsA
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 158/2017: Populismo: conceptualização do fenómeno

Populismo: conceptualização do fenómeno


Título: Working Paper 158/2017: Populismo: conceptualização do fenómeno

Autor(es): Galito, Maria Sousa

Data de Publicação: 2017

Editora: ISEG - CEsA/CSG.

Citação: Galito, Maria Sousa (2017). "Populismo: conceptualização do fenómeno". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG - Documentos de Trabalho nº 158/ 2017.

Resumo: O populismo é um fenómeno político que é difícil de definir e, portanto, de medir. Tanto é temido como glorificado e a sua teorização corre o risco de se transformar, em si, numa afirmação política. Em sociedades livres e democráticas, é importante definir as fronteiras entre o popular e o populismo. Com base numa crítica construtiva, diferenciam-se comportamentos moderados, em prol da justiça e da mobilidade social, de discursos extremistas baseados em ideologias antissistema e em programas difusos, supostamente em prol do povo, ou de uma versão homogénea e paternalista do mesmo.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/14156

Categoria: Working paper

Resumo:

O populismo é um fenómeno político que é difícil de definir e, portanto, de medir. Tanto é temido como glorificado e a sua teorização corre o risco de se transformar, em si, numa afirmação política. Em sociedades livres e democráticas, é importante definir as fronteiras entre o popular e o populismo. Com base numa crítica construtiva, diferenciam-se comportamentos moderados, em prol da justiça e da mobilidade social, de discursos extremistas baseados em ideologias antissistema e em programas difusos, supostamente em prol do povo, ou de uma versão homogénea e paternalista do mesmo. Populismo: conceptualização do fenómeno está dividido em quatro capítulos. O primeiro sobre os conceitos de populismo. O segundo preocupa-se com os tipos de populismo. O terceiro contextualiza o tema, levando em consideração as emoções e os meios de comunicação que as projetam. O quarto procura medir o fenómeno. Portanto, o texto procura definir o populismo e identifica a falta de consenso em torno da sua conceptualização. Na tentativa de explicar porquê, subdivide as várias manifestações do mesmo, sem esquecer de identificar formas de manipulação das massas, diretas ou indiretas, antes de propor formas de medi-lo e avançar com as principais conclusões da investigação.

 

Citação:

Galito, Maria Sousa (2017). “Populismo: conceptualização do fenómeno”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG – Documentos de Trabalho nº 158/ 2017.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt