The Potential of the STG in enhancing well-being of elderly people
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 147/2016: The potential of sustainable development goals in enhancing well-being of elderly people through green public spaces

The potential of sustainable development goals in enhancing well-being of elderly people through green public spaces


Título: Working Paper 147/2016: The potential of sustainable development goals in enhancing well-being of elderly people through green public spaces

Autor(es): Chapariha, Mojgan

Data de Publicação: 2016

Editora: ISEG - CEsA/ CSG

Citação: Chapariha, Mojgan (2016). "The potential of sustainable development goals in enhancing well-being of elderly people through green public spaces". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG - Documentos de Trabalho nº 147/2016.

Resumo: Antecedentes: A população de idosos que vivem em áreas urbanas está aumentando rapidamente, portanto, investigar o bem-estar desse importante grupo na área urbana é fundamental. Existem muitos estudos que afirmam que os espaços públicos verdes são muito importantes para o bem-estar humano e especialmente o bem-estar dos idosos (Sugiyama & Ward Thompson 2008; Maas et al. 2006). Nos ODS, uma das metas é dedicada aos espaços públicos verdes, mas não determina a implementação dos mesmos. Esta pesquisa ajudará a facilitar a implementação de espaços públicos verdes nas cidades por meio da introdução de indicadores para o monitoramento dos ODS. Objetivos e métodos: Esta pesquisa visa contribuir para o discurso sobre as transições para uma economia cujo objetivo final é o bem-estar humano. Além disso, contribuirá para a formação da base conceitual da política dos ODS, por meio de uma crítica à aparente igualdade de tratamento de 17 objetivos e da exploração das implicações de considerar o bem-estar como o objetivo final do desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa explorará que os espaços verdes públicos podem ser considerados como uma necessidade básica para o bem-estar humano. Por fim, esta pesquisa contribui para o debate teórico e a dimensão prática da medição do progresso em direção aos ODS, através do caso mais específico do Espaço Público Verde (GPS) como alvo do ODS-11. Resultados: • A transição para uma economia baseada no bem-estar através de Herman Daly “fins-means continuum” é crucial para o bem-estar humano. • A agenda dos ODS tem tratamento igual aparente com 17 metas que levam a uma sustentabilidade fraca e, finalmente, não podem trazer bem-estar. • O GPS pode ser considerado como uma necessidade básica para o bem-estar humano que é crucial para melhorar o bem-estar dos idosos. • Três indicadores introduzidos para aprimorar a implementação e monitoramento dos GPSs no contexto do ODS-11.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/12598

Categoria: Working paper

Resumo:

Antecedentes: A população de idosos que vivem em áreas urbanas está aumentando rapidamente, portanto, investigar o bem-estar desse importante grupo na área urbana é fundamental. Existem muitos estudos que afirmam que os espaços públicos verdes são muito importantes para o bem-estar humano e especialmente o bem-estar dos idosos (Sugiyama & Ward Thompson 2008; Maas et al. 2006). Nos ODS, uma das metas é dedicada aos espaços públicos verdes, mas não determina a implementação dos mesmos. Esta pesquisa ajudará a facilitar a implementação de espaços públicos verdes nas cidades por meio da introdução de indicadores para o monitoramento dos ODS. Objetivos e métodos: The potential of sustainable development goals in enhancing well-being of elderly people through green public spaces visa contribuir para o discurso sobre as transições para uma economia cujo objetivo final é o bem-estar humano. Além disso, contribuirá para a formação da base conceitual da política dos ODS, por meio de uma crítica à aparente igualdade de tratamento de 17 objetivos e da exploração das implicações de considerar o bem-estar como o objetivo final do desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa explorará que os espaços verdes públicos podem ser considerados como uma necessidade básica para o bem-estar humano. Por fim, esta pesquisa contribui para o debate teórico e a dimensão prática da medição do progresso em direção aos ODS, através do caso mais específico do Espaço Público Verde (GPS) como alvo do ODS-11. Resultados: • A transição para uma economia baseada no bem-estar através de Herman Daly “fins-means continuum” é crucial para o bem-estar humano. • A agenda dos ODS tem tratamento igual aparente com 17 metas que levam a uma sustentabilidade fraca e, finalmente, não podem trazer bem-estar. • O GPS pode ser considerado como uma necessidade básica para o bem-estar humano que é crucial para melhorar o bem-estar dos idosos. • Três indicadores introduzidos para aprimorar a implementação e monitoramento dos GPSs no contexto do ODS-11.

 

Citação:

Chapariha, Mojgan (2016). “The potential of sustainable development goals in enhancing well-being of elderly people through green public spaces”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG – Documentos de Trabalho nº 147/2016.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt