The global crisis and unconventional monetary policy - CEsA
Categories
Publicações Working Papers

Working Paper 141/2016: The global crisis and unconventional monetary policy: ECB versus Fed

The global crisis and unconventional monetary policy: ECB versus Fed


Título: Working Paper 141/2016: The global crisis and unconventional monetary policy: ECB versus Fed

Autor(es): Tuckwell, Carolina; Mendonça, António

Data de Publicação: 2016

Editora: ISEG - CEsA/ CSG

Citação: Tuckwell, Carolina e António Mendonça (2016). "The global crisis and unconventional monetary policy: ECB versus Fed". Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG - Documentos de Trabalho nº 141/2016.

Resumo: No rescaldo da crise económica e financeira global, que eclodiu em 2007, os principais bancos centrais começaram a implementar as chamadas medidas de política monetária não convencionais. Seguindo uma metodologia fundamentalmente qualitativa, o objetivo deste artigo é comparar as medidas não convencionais adotadas pelo BCE e pelo Fed, avaliando suas características e também seus impactos na economia.

Identificador: http://hdl.handle.net/10400.5/11718

Categoria: Working paper

Resumo:

A crise financeira global surgiu em Agosto de 2007, como resultado do rebentamento da bolha imobiliária nos EUA, e espalhou-se depois para a zona euro – onde assumiu a forma de uma crise de dívida soberana após 2010 – e para o resto do globo. No seu rescaldo, os principais bancos centrais, como o BCE e a Reserva Federal, começaram a implementar as chamadas medidas não convencionais de política monetária, como resposta. O principal objectivo de The global crisis and unconventional monetary policy: ECB versus Fed é comparar as medidas não convencionais adoptadas por estes dois bancos centrais. As medidas não convencionais referidas serão aquelas que não fazem parte dos instrumentos convencionais de política monetária de cada banco e que foram especificamente utilizadas para enfrentar a crise financeira global e a crise da dívida soberana. Relativamente aos objectivos específicos do presente documento, pretende, em primeiro lugar, avaliar as diferenças formais e conceptuais entre as medidas não convencionais adoptadas pelos dois bancos centrais. Isto inclui compreender como as medidas em si diferem de banco para banco e quais são os seus objectivos e áreas de intervenção. Além disso, é também considerada a intenção das medidas não convencionais em simplesmente ajudar a transmissão da posição de política monetária, ou como uma forma de estimular ainda mais as economias. O aspecto final da comparação formal e conceptual inclui determinar como estas medidas se enquadram nos conceitos de “flexibilização quantitativa” e “flexibilização do crédito”. Em relação a estes conceitos, o documento pretende também comparar os impactos destas medidas não convencionais no balanço de cada banco, tanto em termos quantitativos (dimensão) como qualitativos (composição).

 

Citação:

Tuckwell, Carolina e António Mendonça (2016). “The global crisis and unconventional monetary policy: ECB versus Fed”. Instituto Superior de Economia e Gestão – CEsA/ CSG – Documentos de Trabalho nº 141/2016.


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt