MULTIBIZ: Multiplexing business power and the European Union
Categories
Notícias

Workshop MULTIBIZ: Multiplexing business power and the European Union in an uncertain world

 

Este workshop centra-se no projeto MULTIBIZ – Multiplexing Business Power: The EU and Global Infrastructure Competition, liderado pelo investigador do CEsA Luís Pais Bernardo (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG-Universidade de Lisboa), que investiga a natureza evolutiva do poder empresarial dentro de uma ordem global em multiplexação. Tomando a estratégia Global Gateway da União Europeia como estudo de caso, o projeto confronta a realidade da competição global por infraestruturas, enquadrada pela Comissão Europeia como uma “batalha global de ofertas” a países em desenvolvimento. Este contexto levanta questões críticas sobre o papel dos negócios, posicionados por altos funcionários da UE como a “pedra angular” para investimento competitivo, e se a sua operação serve simultaneamente como meios e fins do próprio desenvolvimento.

A sessão abordará os principais objetivos analíticos do projeto: desenvolver um quadro para o estudo do poder empresarial no desenvolvimento global e compreender como este está a mudar no meio de uma proeminente viragem geoeconómica. Empiricamente, o foco é analisar como a Global Gateway mobiliza capacidades empresariais, avaliar o impacto desenvolvimentista dos negócios enquadrados pela Global Gateway e examinar a tensão inerente entre aspirações desenvolvimentistas e projeção geoeconómica incorporada na estratégia.

A discussão basear-se-á no trabalho conceptual do projeto sobre o poder empresarial – entendido estrutural e relacionalmente – e em estudos de caso exploratórios iniciais de projetos emblemáticos da Global Gateway.

 

Workshop “MULTIBIZ: Multiplexing business power and the European Union in an uncertain world”

Data: 26 de Maio de 2025 (segunda-feira)
Hora: 14h00 – 17h00
Local: Sala Novo Banco – ISEG (Ed. Quelhas, 4º Piso, Rua do Quelhas 6, 1200-781, Lisboa, Portugal)
Organização: Professor Doutor Luís Pais Bernardo (CEsA/ISEG RESEARCH/ISEG-Universidade de Lisboa)
Evento presencial e com entrada livre. Em inglês.

 

Sobre os oradores

Anna Herranz-Surralès (Universidade de Maastricht)

Anna Herranz-Surrallès é professora associada de Relações Internacionais na Universidade de Maastricht. A sua investigação concentra-se principalmente na política energética da UE e na governação global da energia. Isto inclui o estudo do desenvolvimento da diplomacia energética da UE, da política industrial verde e da crescente geopolitização dos investimentos e infraestruturas energéticas. Ela também analisa a evolução dos modelos de cooperação energética nas relações da UE com países vizinhos.

 

Lena Rethel (Universidade de Warwick)

Lena Rethel é professora de Economia Política Internacional na Universidade de Warwick. Os seus interesses de investigação abrangem a política internacional das finanças e do desenvolvimento, a governação global das economias islâmicas e os parâmetros da Economia Política Internacional contemporânea. O seu trabalho explora as teorias e perceções comuns que sustentam a elaboração de políticas económicas e financeiras, como estas impulsionam mudanças institucionais, como a expansão dos mercados de capitais e as finanças islâmicas, e as implicações socioeconómicas resultantes, frequentemente baseando-se em perspetivas do Sudeste Asiático, especialmente Indonésia e Malásia.

 

Milan Babic (Universidade de Amesterdão)

Milan Babic é professor associado em Economia Política na Universidade de Amesterdão. O seu trabalho investiga transformações significativas na economia política global e as suas implicações diretas para a política climática contemporânea. A sua investigação relativa ao papel das finanças na facilitação de transições sustentáveis, com foco específico nos processos de descarbonização na Europa e a nível internacional, examinando as dimensões políticas, incluindo aspetos relacionados com a propriedade estatal nesta transição.

 

Scott Lavery (Universidade de Glasgow)

Scott Lavery é docente em Economia Política na Universidade de Glasgow. A sua investigação é fundamentalmente impulsionada pela questão de como a economia global se transformou desde a crise financeira de 2008. O seu trabalho abrange um vasto espectro de temas, incluindo política monetária, política industrial e comercial da UE, desenvolvimento desigual, teoria do estado, integração europeia, reestruturação do estado social, poder empresarial e Brexit.

 

Leia mais:

ANÚNCIO DO RESULTADO – Concurso para Financiamento de Pequenos Projetos da Iniciativa de Investigadores/as do CEsA – 2024

 

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt)
Imagens: CEsA/Reprodução


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt

Pesquisa

Search