Novo Working Paper CEsA (nº 189/2023)
Categories
Notícias

Working Paper CEsA nº 189/2023 aborda os efeitos dos choques (mudanças climáticas, COVID-19, impacto do colonialismo, pobreza, etc.) nas populações da África Ocidental

Working Paper CEsAO CEsA publicou o seu segundo Working Paper de 2023: “Fragilities and Shocks Effects on Households and Communities in West Africa” (nº 189/2023), em inglês, de autoria do investigador do CEsA Vincent Agulonye.

Clique aqui para fazer download do Working Paper CEsA nº 189/2023: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/27113

Leia o resumo a seguir:

Os choques são impulsionadores da fragilidade, mas a maioria dos trabalhos sobre fragilidade na África usa a palavra-chave “estado(s) frágil(eis)”, com menos foco nos impulsionadores da fragilidade em suas instituições, estados e economias. Os choques são fundamentais para o entrincheiramento ou estabilidade de qualquer sistema. A pandemia de Covid-19 revelou o quão frágil é o mundo, incluindo os sistemas “desenvolvidos” ou “avançados”. Hoje, famílias, empresas e comunidades na maior parte da África Subsaariana sofrem os efeitos de um golpe triplo (mudanças climáticas, pandemia e guerra Rússia/Ucrânia), incluindo efeitos da história e um sistema global desfavorável que os deixa em fome, pobreza e condições de vulnerabilidade. Este estudo usou fontes secundárias para revisitar os efeitos desses choques nas famílias e comunidades na África Ocidental através da lente dos recursos comuns. Os recentes efeitos de choques prevalentes em todos esses países são maiores do que os relatados e afetariam a população crescente da África Ocidental em um futuro próximo, com a ausência de redes de segurança ou intervenções eficazes. A ausência de preparação para choques na sub-região não é sustentável e contribui para a sustentação do círculo giratório de fragilidade na sub-região.

 


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt