A relevância da causalidade cumulativa para o crescimento dos p...

Working Paper CEsA n.º 198/2024 lança luz sobre o conceito de causalidade cumulativa e a sua relevância para a explicação das trajetórias de crescimento económico da África Subsaariana

O CEsA publicou o Working Paper n.º 198/2024, intitulado “The Relevance of the Concept of Cumulative Causation: Understanding growth trajectories in Sub-Saharan Africa”, em inglês, de autoria de Alice Nicole Sindzingre. A Professora Doutora Sindzingre é investigadora no CEsA/CSG/ISEG/ULisboa, no CEPN (Paris-North Economics Centre, University Paris-North, França) e no LAM Research Centre (“Africas in the World”, National Centre for Scientific Research/CNRS-SciencesPo-Bordeaux, França).

Este documento de trabalho lança luz sobre o conceito de causalidade cumulativa para explicar as trajetórias de crescimento económico dos países da África Subsaariana. Primeiramente, discute empiricamente a possibilidade de divergência entre regiões e países, bem como os debates teóricos relacionados. Em segundo lugar, questiona as principais explicações das trajetórias de crescimento: nomeadamente as limitações decorrentes da preeminência do quadro conceptual de equilíbrio, bem como as limitações da modelização na apreensão da causalidade e na consideração de outras ciências sociais. Em seguida apresenta o conceito de causalidade cumulativa. Por último, mostra a relevância deste conceito para a explicação das trajetórias de crescimento através dos exemplos estilizados da África Subsariana vs. economias da Ásia Oriental.

Clique aqui para aceder ao Working Paper n.º 198/2024.

Resumo:

As diferenças nas trajetórias de crescimento entre os países – incluindo a possibilidade de divergência – são uma questão central na economia. A economia dominante explica os processos de crescimento através de variedades de modelos neoclássicos, até melhorados com conceitos como instituições. No entanto, esses modelos têm dificuldade em fornecer dados precisos sobre as trajetórias de crescimento de muitos países em desenvolvimento, nomeadamente os de baixo rendimento. Argumenta-se que as trajetórias de crescimento dos países de baixo rendimento são mais apropriadamente explicadas pelo quadro teórico que se baseia no nexo de conceitos de causalidade cumulativa, não-linearidades, efeitos de limiar, processos de auto-reforço, irreversibilidade, dependência da trajectória e armadilhas – embora esta abordagem permaneça marginal nas principais análises económicas de crescimento e desenvolvimento. Em primeiro lugar, este nexo de conceitos é um quadro poderoso relativo à possibilidade e explicação da divergência dinâmica em relação ao crescimento entre países, uma vez que apresenta propriedades como: a possibilidade de processos cumulativos e de auto-reforço dinâmico; a existência de limiares e pontos de inflexão; equilíbrios múltiplos. Em segundo lugar, a causalidade cumulativa, por definição, envolve uma combinação de causas: o seu quadro conceptual permite a integração de diversas dimensões – económica, política, social, cognitiva –, cuja combinação resulta em círculos virtuosos ou viciosos. Nos países em desenvolvimento, estas causas (e a sua coalescência) consistem tipicamente em estruturas económicas (por exemplo, mercados de exportação baseados em mercadorias), instituições políticas e normas sociais (regimes predatórios, elevada desigualdade), bem como tipos de políticas públicas.

Sobre a autora:

Alice SindzingreAlice Nicole Sindzingre é investigadora no CEsA e Investigadora Associada no CEPN (Paris-North Economics Centre, University Paris-North, França), e no LAM Research Centre (“Africas in the World”, National Centre for Scientific Research/CNRS-SciencesPo-Bordeaux, França). Lecionou em 2008-2010 na SciencesPo-Paris e em 2010-2014 no departamento de economia da Universidade Paris-Nanterre. Em 2005-2008, ela escreveu a coluna mensal sobre as teorias do desenvolvimento económico no jornal francês Le Monde. Ela foi membro da Equipe Central do Relatório de Desenvolvimento Mundial 2000-1 do Banco Mundial sobre pobreza. Realizou pesquisas sobre economia do desenvolvimento e economia política, bem como trabalho de campo na África Subsaariana (principalmente na África Ocidental). Ela publicou um grande número de artigos em revistas académicas e editou livros sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo comércio internacional, integração regional, ajuda externa, relações China-África, armadilhas da pobreza, teoria das instituições e epistemologia da economia.

Clique aqui e consulte toda a Coleção de Working Papers do CEsA

Imagens: CEsA/Reprodução