Iolanda Évora no evento Unpacking Bias/Fundação Champalimaud
Categories
Notícias

Unpacking bias: Perspectives from neuroscience and social psychology

Unpacking Bias

 

A convite da Champalimaud Foundation/Fundação Champalimaud a nossa investigadora Iolanda Évora irá falar sobre preconceitos e psicologia social no evento Unpacking Bias.

Agiremos conscientemente em todas as situações? Agiremos com preconceitos racistas ou sexistas sem disso termos percepção?

Tomamos incontáveis decisões a cada hora, a cada minuto. A maioria destas decisões são tomadas sem a nossa consciência activa e, embora possam ser inconsequentes para nós, podem ter impacto sobre outras pessoas. Por exemplo, quando escolhemos um lugar no comboio ao lado de pessoas que se assemelham mais a nós ou quanto contacto visual fazemos (ou não fazemos).

Neste evento Ar, começaremos por revelar algumas surpresas escondidas dentro do seu próprio cérebro inconsciente. O anfitrião Jovin Jacobs – investigador em neurociência do Centro Champalimaud para o Desconhecido – irá ilustrar de forma interactiva como todos os humanos são tendenciosos na forma como agimos, reagimos e interagimos uns com os outros, e como isso tem impacto em nós próprios e nas pessoas à nossa volta.

Olhamos para além do inconsciente, para a forma como podemos ser mais espertos e agir conscientemente para impedir a perpetuação de estruturas e acções discriminatórias em relação aos nossos vizinhos, colegas e companheiros humanos. Para tal, convidamos a que as questões da audiência sejam discutidas numa mesa redonda virtual com os nossos oradores e outros especialistas do painel, trazendo perspectivas profissionais e pessoais.

Juntos, teremos explorado a forma como os preconceitos implícitos e explícitos estão enraizados nos nossos cérebros e arredores e discutido o que podemos fazer para avançar em direcção a um ambiente mais inclusivo e menos discriminatório para todos.

O evento Unpacking Bias acontecertá no próximo dia 17 de junho, às 21h, online.

Mais informação


ISEG - Lisbon School of Economics and Management

Rua Miguel Lupi, nº20
1249-078 Lisboa
Portugal

  +351 21 392 5983 

   comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt