The Political Economy of the European Peripheries Summer School

The Political Economy of the European Peripheries Summer School 2022 está com chamada de trabalhos em aberto até 13 de maio

Escola de Verão 2022 da Associação Portuguesa de Economia Política, The Political Economy of the European Peripheries Summer School 2022 – Varieties of Peripheralization, está com chamada de trabalhos em aberto até 13 de maio. Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos através de um formulário (acede aqui). O evento terá lugar em Avis, de 3 a 7 de julho de 2022, e é apoiado pelo CEsA (CSG/ISEG/ULisboa). O programa completo e mais informações estão no site do evento (aqui).

Sobre o evento

A Escola de Verão 2022 visa avaliar e discutir as variadas dinâmicas de periferização, que estão sendo moldadas e reformuladas por processos de integração global e regional, de transformação estrutural e de desequilíbrios, viz-à-viz o centro. Teoricamente, revisitará e combinará vertentes até então desconexas da literatura relevante, mobilizando conceitos como núcleo, periferia e semiperiferia, transformação estrutural ou causalidade cumulativa, reconhecendo a configuração assimétrica do processo de integração europeu ou as trajetórias desiguais e dependentes do desenvolvimento, e o renovado interesse pela política industrial e pelo papel do Estado, ampliado pelas crises em curso.

A Political Economy of the European Peripheries Summer School 2022 – Varieties of Peripheralization destina-se a estudantes de mestrado e doutoramento, ou jovens investigadores em início de carreira. Os participantes terão a oportunidade de se envolver com os principais acadêmicos e colegas, por meio de trabalho e discussão em grupos, e apresentar e discutir suas próprias pesquisas e seus trabalhos de pesquisa. Serão promovidos momentos informais de conversação. A língua de trabalho é o inglês. A Escola de Verão 2022 promove a reflexão sobre as variadas dinâmicas de periferização com um grupo de cientistas nacionais e internacionais numa perspectiva interdisciplinar, desenvolvendo uma estreita relação entre ciência, sociedade e cultura. A Escola de Verão decorrerá em Avis, inclui algumas das suas atividades em articulação com oradores não académicos, atores institucionais do território e artistas.

Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações da EcPol
Imagem: EcPol/Reprodução