The Political Economy of the European Peripheries Summer School 2022 está com chamada de trabalhos em aberto até 13 de maio
A Escola de Verão 2022 da Associação Portuguesa de Economia Política, The Political Economy of the European Peripheries Summer School 2022 – Varieties of Peripheralization, está com chamada de trabalhos em aberto até 13 de maio. Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos através de um formulário (acede aqui). O evento terá lugar em Avis, de 3 a 7 de julho de 2022, e é apoiado pelo CEsA (CSG/ISEG/ULisboa). O programa completo e mais informações estão no site do evento (aqui).
Sobre o evento
A Escola de Verão 2022 visa avaliar e discutir as variadas dinâmicas de periferização, que estão sendo moldadas e reformuladas por processos de integração global e regional, de transformação estrutural e de desequilíbrios, viz-à-viz o centro. Teoricamente, revisitará e combinará vertentes até então desconexas da literatura relevante, mobilizando conceitos como núcleo, periferia e semiperiferia, transformação estrutural ou causalidade cumulativa, reconhecendo a configuração assimétrica do processo de integração europeu ou as trajetórias desiguais e dependentes do desenvolvimento, e o renovado interesse pela política industrial e pelo papel do Estado, ampliado pelas crises em curso.
A Political Economy of the European Peripheries Summer School 2022 – Varieties of Peripheralization destina-se a estudantes de mestrado e doutoramento, ou jovens investigadores em início de carreira. Os participantes terão a oportunidade de se envolver com os principais acadêmicos e colegas, por meio de trabalho e discussão em grupos, e apresentar e discutir suas próprias pesquisas e seus trabalhos de pesquisa. Serão promovidos momentos informais de conversação. A língua de trabalho é o inglês. A Escola de Verão 2022 promove a reflexão sobre as variadas dinâmicas de periferização com um grupo de cientistas nacionais e internacionais numa perspectiva interdisciplinar, desenvolvendo uma estreita relação entre ciência, sociedade e cultura. A Escola de Verão decorrerá em Avis, inclui algumas das suas atividades em articulação com oradores não académicos, atores institucionais do território e artistas.
Autor: Comunicação CEsA (comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt) com informações da EcPol
Imagem: EcPol/Reprodução